Gastronomia em Bragança Paulista

Penne a la Putanesca – Cantina Bella Italia

Conhecendo os sabores de Bragança Paulista

Por Chef Sérgio Zocchio

Passo a passo, a Estância Climática de Bragança Paulista vem atraindo turistas e despertando interesse em quem visita a região. Conhecida também como “Capital Nacional da Linguiça”, devido à qualidade centenária dos embutidos produzidos na cidade, Bragança tem se tornado uma parada obrigatória para almoço, jantar ou mesmo para um sorvete, uma fatia de bolo ou para se apreciar um bom café.

A gastronomia da cidade não para de crescer. Está sempre se atualizando, se modificando e oferecendo inúmeras opções em bares, restaurantes e pizzarias, com cardápios diversificados para todos os gostos e bolsos. Nesse aspecto, aliás, a contribuição da Associação de Bares e Restaurantes Sabores de Bragança tem sido fundamental, atuando desde 2006 e promovendo capacitações, cursos para formação de garçons e auxiliares de cozinha, unindo todo o setor em prol da excelência em qualidade, com inovações e melhoria de atendimento.

Influências

Certamente a forte influência nipônica em sua colonização fez com que mais de uma dezena de restaurantes japoneses surgissem em vários pontos da cidade, oferecendo desde os básicos sushis, sashimis e temakes até os mais completos rodízios. A influência japonesa é percebida inclusive nos restaurantes “por quilo”, que usam e abusam de combinações da culinária brasileira com a oriental.

Outra forte influência perceptível é a da colônia italiana. A fusão do arroz e feijão com a macarronada nunca mais abandonou nossas mesas. Lasanhas, nhoques, polentas e um bom prato de espaguete podem ser facilmente encontrados nos bons restaurantes tipicamente italianos da cidade. Além disso, tal como em São Paulo, em Bragança não faltam pizzarias.

Tão atrativas quanto os restaurantes são as padarias da cidade.  Além de produzir pães de primeira linha, funcionam como verdadeiros pontos de encontro, oferecendo deliciosos salgados e doces. E não podemos deixar de citar as lanchonetes que, muito antes da moda das hamburguerias importada das grandes cidades, já ofereciam uma grande variedade de lanches de altíssimo nível.

Para terminar, falando em lanches, passando por aqui não deixe de experimentar o tradicional sanduíche de linguiça bragantina: o pão francês é recheado com um belo gomo de linguiça (picante ou não), alface e vinagrete, com queijo opcional. Já na primeira mordida você vai entender por que Bragança Paulista é sem dúvida a “Capital Nacional da Linguiça”.

Para mais informações sobre Bragança Paulista, clique aqui

 

Ossobuco moda de milão – Restaurante Cantagallo
Hamburguer Wagyu – Winehouse Lounge&Bar
Pizza Caprese – Forneria Razera
Linguiça Bragantina acebolada – Restaurante do Rosário
Coxinha com caturpiry – Café e Bobagem
Caesar Salad e suco verde – Restaurante Fresco
.

Posts Recentes

Cia. Tempos-juncos estreia curta-metragem Ivo & Lino no Espaço Cultural Grande Otelo em Osasco

O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…

2 dias atrás

Fórum Nacional de Turismo Religioso guia práticas e estratégias para o turismo no Brasil

Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…

2 dias atrás

Pré-Temporada de Verão em Balneário Piçarras conta com atividades de aventura, culturais, natureza e gastronomia

Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…

2 dias atrás

JW Marriott Hotel São Paulo oferece programação festiva para Natal e Réveillon

Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…

2 dias atrás

Mercadão está entre os destaques do Guia Identidade Gastronômica Paulistana

A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…

2 dias atrás

Ano Novo: Summit Hotels anuncia ceia exclusiva em hotéis selecionados

Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…

2 dias atrás