Embora o nome seja parecido, Goiana nada tem de semelhante com a capital de Goiás. Localizada no Nordeste, a 62 km de Recife, por muito tempo Goiana foi a segunda cidade mais importante do estado de Pernambuco.
Suas praias, ainda pouco conhecidas pelos turistas, são pequenos paraísos com areias limpas e águas tranquilas e cristalinas. Ao todo são seis praias distribuídas por 18 km de extensão. A praia mais frequentada de todas é a de Ponta das Pedras, além da Ponta do Funil.
Já a Praia Carne de Vaca é a primeira praia de Pernambuco para quem vem pelo norte e faz divisa com o estado da Paraíba. Pequena, quase sem movimento e sem infraestrutura, é um refúgio para quem quer aproveitar o sol e o mar.
Na Praia da Barra de Catuama, piscinas naturais e bancos de areia surgem na maré baixa, com águas mornas, e são um grande atrativo principalmente para quem busca mar calmo. Já na Praia Atapuz, algumas pequenas pousadas simples oferecem uma infraestrutura básica para quem opta em se refugiar nesse pequeno canto de areias brancas e mar indescritível.
Quem passeia pelo centro vai poder ver o antigo prédio do Cine – Teatro Polyteana, que ainda funciona como cinema, ou conhecer o Museu de Arte Sacra, o primeiro da categoria no estado, que guarda peças de séculos passados utilizadas pela Igreja Católica, além dos famosos “Santos de Pau Oco”.
O Centro Histórico de Goiana é considerado Patrimônio Histórico Nacional desde 1938, com oito igrejas seculares monumentais no centro e prédios tombados. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos, em estilo barroco, data do século XVIII. A Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos foi construída no mesmo período, para acolher católicos que não tivessem a pele clara como a dos europeus. Há ainda outras igrejas de importância, como a de São Lourenço de Tejucupapo, uma das igrejas mais importantes do município de Goiana, construída nos meados do século XVI e considerada uma das mais antigas do estado de Pernambuco.
A festa de São João da cidade é conhecida por sua grandeza e por atrair multidões de pessoas.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Rilson, via Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication, via Wikimedia Commons