A cidade de Governador Celso Ramos tem um dos mais bonitos litorais de Santa Catarina. São 23 praias praticamente desertas, com rica vegetação e uma cor de mar incomparável. Com apenas 12 mil habitantes, o destino, embora esteja a apenas 50 km de Florianópolis, ainda é pouco conhecido, o que garante um local muito tranquilo.
Dentre as muitas praias de Governador Celso Ramos, quatro delas se destacam.
A praia de Palmas do Arvoredo ou praia da Armação da Piedade é rica em belezas naturais e possui lindas águas claras perfeitas para um mergulho. Localizada a 11 km da região central, é uma colônia de pescadores, onde é possível comprar peixes frescos e conhecer a cultura caiçara.
Já a praia de Calheiros, com mar calmo, é uma excelente opção para quem busca descansar sentindo a brisa do mar. A apenas 3 km do centro da cidade, possui águas na cor azul turquesa, areia bem dourada e muitas árvores que oferecem deliciosas sombras. Tem excelente infraestrutura com bons restaurantes, bares e lojinhas.
A Praia Grande é a mais agitada da cidade. Com águas transparentes, é uma boa opção para quem gosta de longas caminhadas na areia à beira-mar ou passeios de barco. Na orla há vários bares e quiosques.
E a praia das Cordas, um destino ideal para passar o dia todo ou mesmo um fim de semana. Com areia branca, mar límpido e azul turquesa e um cordão de pedras, essa praia é um dos cenários mais charmosos da cidade. Localizada bem próxima à Praia Grande, possui apenas 200 metros de extensão que compõem uma bela faixa de areia.
Outro lugar para se conhecer em Governador Celso Ramos é a Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, um verdadeiro museu a céu aberto, rico em história e tradição catarinense. Construída em 1939, a fortificação tem construções históricas, com exposições culturais constantes. Fica a 17 km do centro, e para chegar ao local há um barco que leva os visitantes.
Outra atração cheia de história é a igreja de Nossa Senhora da Piedade, uma das mais antigas de Santa Catarina, que fica às margens da praia de Armação da Piedade. A capela tem vista para o mar, criando um cenário único.
A apenas 15 km do centro fica a Baía dos Golfinhos, morada de mais de 100 golfinhos da espécie tucuxis que encantam os visitantes. É possível conhecê-los bem de perto em passeios de escuna.
E não deixe de conhecer também a Reserva Biológica do Arvoredo, patrimônio natural de Governador Celso Ramos, a 11 km da costa, composta pela Ilha do Arvoredo, uma das atrações mais procuradas por visitantes e mergulhadores. Para visitar esse paraíso com mais de 17 mil hectares, basta alugar uma embarcação no centro da cidade.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: iStock / Hardt_E
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…