Fundado em 1973, pelos saudosos Mestre Zacarias e a Baronesa Esther Karwinsky. O Grupo de Guarujá, hoje coordenado por Edmilson Epifânio Mendes, busca reproduzir as tradições dessa dança de origem europeia que se instalou em Sergipe, nordeste brasileiro, no período colonial. Reisado é uma dança natalina em comemoração ao nascimento do menino Jesus e em homenagem aos Reis Magos.
Antigamente era dançado às vésperas do Dia de Reis, estendendo-se até fevereiro para o ritual do “enterro do boi”. Atualmente, o Reisado é dançado também em outros eventos e em qualquer época do ano.
É formado por dois cordões que disputam a simpatia da plateia e são liderados pelos personagens centrais: o “Caboclo” ou “Mateus” e a “Dona Deusa” ou “Dona do Baile”. Também se destaca a figura do “Boi”, cuja aparição representa o ponto alto da dança. Os instrumentos que acompanham o grupo são o violão, sanfona, pandeiro, zabumba, triângulo e ganzá. O Reisado tem como característica o uso de trajes de cores fortes e chapéus ricamente enfeitados, com fitas coloridas e espelhinhos.