Desenvolvimento Sustentável – Riviera de São Lourenço

Riviera de São Lourenço-Bertioga-Arquitetura-Urbana-aerea-bx
Vista aérea da Riviera de São Lourenço

Desenvolvimento Sustentável – Riviera de São Lourenço

EM 1979, AS EMPRESAS PRAIAS PAULISTAS S/A E A CIA. FAZENDA ARACAÚ JUNTO À SOBLOCO CONSTRUTORA S/A colocaram em prática o sonho de construir, em uma área de nove milhões de metros quadrados, um bairro/cidade com diretrizes sustentáveis em uma época em que poucos pensavam na importância de agregar valores de preservação ambiental e construção civil.

Os arquitetos Oswaldo Correa Gonçalves e Benno Perelmutter projetaram o Plano Urbanístico. Coube à Sobloco o planejamento do uso e ocupação do solo, definindo as restrições urbanísticas como recuos e taxas de ocupação, o planejamento dos cuidados ambientais, a estruturação jurídica, a arregimentação dos recursos, a realização das obras e a comercialização. Em 36 anos de implantação a Riviera manteve-se fiel ao seu projeto original.

O projeto é reconhecido internacionalmente por suas iniciativas de sustentabilidade, visando conciliar o desenvolvimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. O Plano reservou cerca de 2,6 milhões de m2 para áreas verdes e institucionais, quase 1/3 de sua área total. Sistemas de tratamento de água e esgoto foram implantados, evitando-se qualquer tipo de poluição do solo ou das águas. Um laboratório de controle ambiental exclusivo do bairro monitora diariamente a qualidade das águas do local (água do mar, efluentes de esgotos, águas dos canais de drenagem e balneabilidade do mar). Toda a infraestrutura e operação do sistema de saneamento da Riviera foi executada com investimento privado e é operada e mantida pela Associação de-Amigos do Bairro, que aloca mais de 500 profissionais, entre engenheiros, biólogos, técnicos e outros para os serviços de manutenção e segurança.

Outra iniciativa que representa significativo avanço na questão da sustentabilidade é a gestão de resíduos. Mensalmente, a Associação dos Amigos coleta e destina corretamente cerca de 22 toneladas de resíduos recicláveis, que deixam de se avolumar nos aterros da cidade.
O bairro investe ainda em projetos de responsabilidade social.  Mantendo há mais de 20 anos um Programa de Educação Ambiental com as escolas do município e a Fundação 10 de Agosto, que leva educação e cultura para jovens e crianças da comunidade.

Bertioga-Arquitetura-Urbana-Riviera-de-Sao-Lourenco-Calcada-bx

 

Planejamento que deu certo

Atualmente, a Riviera possui duas mil casas, duzentos e dez edifícios, shopping center, restaurantes, hipermercado, escolas, consultórios médicos, campo de golf, centros hípico e de tênis e ciclovia, reunindo no verão mais de 70 mil pessoas. O bairro/cidade, ocupa menos do que 1,8% da extensão territorial de Bertioga, é responsável por praticamente 50% de sua arrecadação de IPTU, emprega mais de 5 mil pessoas diretamente e outras milhares, indiretamente.

A Riviera de São Lourenço recebeu a certificação ISO 14001 em dezembro de 2000 para o seu Sistema de Gestão Ambiental, que significa o reconhecimento internacional de que o empreendimento é desenvolvido de forma ordenada e com alto respeito ao meio ambiente.