0 Home-Destaque - banner principal

Ibiúna é um refúgio natural ao lado da capital paulista

Localizada na região metropolitana de São Paulo, a apenas 73 km da capital, a Estância Turística de Ibiúna é um refúgio para quem busca estar mais próximo da natureza.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Ibiúna se destaca pela sua produção de hortaliças e principalmente pelas extensas plantações de alcachofra. A cidade foi palco de resistência de estudantes no período da ditadura militar, havendo inclusive um painel em homenagens a jovens presos em suas terras, mas são as belezas naturais que atraem grande número de turistas aos finais de semana.

A Prainha de Ibiúna, de areia grossa, é o ponto ideal para relaxar durante todo o dia, à beira de águas tranquilas e limpas, onde é possível praticar esportes náuticos como jet ski, caiaque, lancha ou mesmo apenas pescar, mas não há infraestrutura de bares e restaurantes no local.

Com mais de 26 mil hectares, o Parque Estadual do Jurupará, com mata totalmente preservada, tem trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta. Outro parque do município é o Parque Ecológico Itupararanga, com mais de 60 mil metros quadrados, que oferece turismo sustentável, com trilhas, esportes radicais em geral e contemplação da natureza.

Outras atrações naturais são ainda a Cachoeira Vargem do Salto, localizada a 12 km do centro de Ibiúna, de fácil acesso e ponto de encontro no período do verão, e a Represa de Itupararanga, localizada entre os municípios de Ibiúna, Sorocaba e Votorantim. É uma parada importante para os turistas, rodeada por bares e com um catamarã que faz passeios.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Os romeiros buscam Ibiúna para orações na Capela de São Sebastião, no bairro do Pocinho, a 30 km do centro da cidade. Para chegar até o santuário, eles percorrem o caminho a cavalo, a pé, de bicicleta ou mesmo de carro. Ali há também a Gruta de São Sebastião e o Cemitério da Gripe Espanhola.

Você vai conseguir tirar fotos interessante no Lost Parque das Pedras, de onde se tem uma vista panorâmica de diversos pontos da cidade. O lugar é perfeito para descer de bike, fazer trilhas, caminhada ou corrida, e possui uma rocha para a prática de rapel.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Dois locais ainda para se visitar são o Sítio Chibana, uma propriedade com mais de 250 mil metros quadrados de área verde, que oferece diversas atividades de lazer para os visitantes, e a Academia de Treinamento Espiritual Seicho-no-ie de Ibiúna, que recebe mais de 30 mil pessoas por ano que buscam o local para retiro espiritual.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Da Redação

Posts Recentes

Pinheiros é palco do Festival Sabores dos Bairros

Divulgação Prepare-se para curtir um fim de semana com muita música e cozinha encontradas nos cinco…

16 horas atrás

Ivete Sangalo apresenta show exclusivo no Tivoli Ecoresort Praia do Forte em junho

Divulgação O Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência musical única para seus hóspedes.…

3 dias atrás

Semana dos Povos Indígenas é destaque da programação de abril do Museu Índia Vanuíre

Divulgação O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e…

3 dias atrás

Summit Hotels chega à Via Costeira de Natal com resort à beira-mar

Divulgação A rede Summit Hotels anuncia a incorporação de um novo empreendimento ao seu portfólio…

3 dias atrás

Mentor de líderes lança manual para vencer a ansiedade

Flavio Lettieri fez de sua experiência de quase morte uma oportunidade de superação e equilíbrio…

3 dias atrás

Monte Verde no outono: cinco atrações para aproveitar a estação

Pousada Pedras e Sonhos. Foto: Marcio Masulino O outono transforma Monte Verde, em Minas Gerais,…

1 semana atrás