A Igreja de Santo Eustáquio em Paris não está nos principais roteiros turísticos da cidade. Porém, essa magnífica construção que começou a ser erguida em 1532 e inaugurada em 1637, é um dos mais comoventes atrativos de Paris.
As relíquias de Santo Eustáquio ficaram abrigadas em uma pequena capela datada de 1213, situada ao lado das muralhas de Philippe Auguste. Essas relíquias foram doadas pela abadia de Saint Denis.
Santo Eustáquio foi um santo militar romano que viveu em fins do século I e início do século II. No entanto, sua história é obscura e seu dia não é mais comemorado no calendário litúrgico. O pouco que se sabe é que Eustáquio serviu ao Imperador Trajano e se converteu quando teve uma visão de Jesus em uma caçada aos arredores de Roma. Seu nome antes de convertido era Plácido. Segundo contam, após a sua conversão, Eustáquio sofreu toda a sorte de infortúnios e desgraças em sua família como forma de provar a sua fé. Ao ser convocado por Adriano para participar de um sacrifício pagão, Eustáquio negou e denunciou sua fé em Cristo. Enfim, como pena, ele, sua esposa e seus filhos foram condenados à morte e cozidos em um touro de bronze.
A pequena capela já não suportava a quantidade de fieis e teve que ser ampliada. O Rei François I, Rei-Cavaleiro, colocou a pedra fundamental da nova igreja em 19 de agosto de 1532. E, quando da sua inauguração, foi consagrada pelo arcebispo de Paris, Jean-François de Gondi, um século mais tarde. O portal foi reconstruído mais tarde, em 1754, pelo então duque e futuro rei, Philippe-Égalité. Esse portal foi projetado por Jean-Hardouin Mansart de Jouy.
No século XIX a igreja passou por uma grande restauração gerida por Victor Baltard, onde reparou o púlpito, a caixa do órgão, as pinturas e o altar-mor. Outra intervenção importante foi feita em 1990, quando a casa Van den Heuvel restaurou o órgão transformando-o em um dos principais instrumentos da França. É composto por 101 jogos com 147 linhas e 8.000 tubos.
Muitas personalidades históricas frequentaram a Igreja de Santo Eustáquio. Entre eles, destacamos o Cardeal de Richelieu (onde foi batizado), Molière, La Fontaine (onde está enterrado), o Rei Luís XIV (onde fez a primeira comunhão), Fléchier de Turenne, Massillon, Madame de Pompadour, Mozart, Mirabel e Berlioz.
Onde: 2 Impasse Saint-Eustache, 75001 – Les Halles – Paris.
Veja também outras igrejas pelo mundo
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…