A vida da comunidade alemã nos tempos da Segunda Guerra Mundial não foi fácil. Com a Alemanha sendo protagonista de uma das guerras mais sangrentas da história da humanidade, qualquer pessoa nascida ou mesmo seus descendentes dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), eram perseguidos e seus bens tomados. Foi o caso dos patrimônios dessa comunidade. Segundo nos consta a única edificação que restou em pé foi a Igreja Luterana de Florianópolis. O medo da possibilidade de existir uma célula nazista aqui era intenso. Esse medo era justificado pelos acontecimentos posteriores ao término da Guerra. Muitos alemães do alto escalão de Hitler que fugiram das garras dos aliados vieram para a América do Sul.
Voltando a Igreja Luterana de Florianópolis, sua arquitetura é neogótica e seu projeto foi feito por Theodor Gründel. Ela era o centro irradiador da cultura alemã e atuava em todos os aspectos sociais e intelectuais desses imigrantes.
Onde: Rua Presidente Nereu Ramos, 185 – Centro.
Para saber mais sobre cultura, esportes e turismo da cidade de Florianópolis, clique aqui
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…
Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…