Europa

Igrejas em Lisboa: templos de amor e fé

As Igrejas em Lisboa, incluindo os conventos, santuários, basílicas, capelas, criam um roteiro incrível de Turismo Religioso. A arquitetura diversa, a riqueza de detalhes internos e a história de cada uma delas cria uma experência riquissima para o visitante.

Além do Mosteiro dos Jerónimos e a Sé de Lisboa que são as principais igrejas em Lisboa, sem contar a Basílica de Nossa Senhora de Fátima nos arredores de Lisboa, listamos aqui outras que valem a visita.

Igreja de Santo Antônio. Foto Rob Oo

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO

Visitada pelo Papa João Paulo II em 1982, a igreja foi erguida em 1767, substituindo uma capela do século XV. Este é o local de nascimento do Santo, e onde viveu antes de viajar pelo mundo difundindo a fé cristã. É a sua casa por excelência e guarda sua imagem, intacta apesar do terremoto que assolou a cidade.

Onde: Largo de Santo António da Sé, 1100-401 Lisboa

Igreja da Conceição Velha. Foto Alves Gaspar

IGREJA DA CONCEIÇÃO VELHA

Referência do estilo manuelino, a igreja está localizada na Rua da Alfândega, centro de Portugal. Ela foi construída após o terremoto de 1755 que praticamente destruiu a antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia de Lisboa, que ficava neste local.

Onde: Rua da Alfândega 108, 1100-585 Lisboa

Mosteiro de São Vicente de Fora. Foto Vernaccia

MOSTEIRO SÃO VICENTE DE FORA

Em 1147, durante o cerco a Lisboa, D. Afonso Henriques prometeu construir um mosteiro em homenagem a São Vicente, caso conseguisse conquistar a cidade. O Mosteiro que já foi ocupado por cônegos da Ordem Regrante de Santo Antônio, presenciou a passagem de Santo Antônio em sua época de monge. Hoje, o edifício abriga os serviços da cúria diocesana, onde o Cardeal Patriarca de Lisboa governa a Diocese. Um espaço museológico guarda o legado do Patriarcado de Lisboa.

Onde: Largo de São Vicente, 1100-572 Lisboa

Panteão de Santa Engrácia. Foto J Ganzarain

PANTEÃO DE SANTA ENGRÁCIA

Destinado a homenagear e perpetuar a memória de ilustres cidadãos portugueses que exerceram algum papel relevante na defesa dos ideais da nação, o Panteão Nacional, por decreto, foi instalado na Igreja de Santa Engrácia, situada na atual freguesia de São Vicente. Considerado o primeiro monumento barroco no país, possui em seu interior diversos tipos de mármores e cores.

Onde: Campo de Santa Clara, 1100-471 Lisboa

Basílica da Estrela. Foto Alves Gaspar

BASÍLICA DA ESTRELA

No intuito de cumprir uma promessa, D. Maria I e D. Pedro III, na metade do século XVIII, após terem seu desejo satisfeito, um filho, iniciaram a construção do templo. A escola de arquitetura de Mafra foi a responsável pela construção que mescla os estilos barroco final e neoclássico. Porém, o menino faleceu de varíola dois anos antes da igreja ficar pronta. Um convento de freiras carmelitas funcionou no local. O templo ainda possui o título de primeira igreja no mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Onde: Praça da Estrela, 1200-667 Lisboa

Capela de Nossa Senhora da Saúde. Foto Vitor Oliveira

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Por iniciativa dos artilheiros de Lisboa e em homenagem à São Sebastião, protetor de males como fome, guerra e pestes, em 1505, ela foi erguida. Em 1569, foi dedicada à Nossa Senhora da Saúde, recebeu sua imagem. E assim é uma das igrejas de Lisboa que ficou conhecida até os dias atuais.

Onde: Praça Martim Moniz 1100-341 Lisboa

Igreja de São Roque. Foto Vitor Oliveira

IGREJA DE SÃO ROQUE

Uma ermida dedicada ao santo protetor dos pestíferos (contagiosos) foi construído em 1506. Aqui foi instituído a irmandade São Roque e, em 1553, sob os cuidados da Companhia de Jesus, foi construído o templo que visitamos hoje, porém, com a capela preservada em seu interior.

Onde: Largo Trindade Coelho 1200-470 Lisboa

Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Foto Divulgação

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CABO ESPICHEL

Em 1410, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora do Cabo na extremidade do Cabo Espichel. O local onde dois senhores a encontraram fora previamente mostrado em seus sonhos. A atual igreja foi construída de costas para o mar e finalizada em 1707. Painéis de azulejo contam a lenda da Senhora do Cabo.

Onde: Cabo Espichel 2970 Sesimbra

Convento do Carmo. Foto Waldo Miguez

CONVENTO DO CARMO

O antigo convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância já foi considerado a principal igreja em estilo gótico da capital. Em virtude do terremoto de 1755, foi praticamente destruída e suas ruínas hoje abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.

Onde: Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.

Marcio Alves

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

1 dia atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

1 dia atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

1 dia atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

1 dia atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

2 dias atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

2 dias atrás