Ilhas de Cananeia, a maternidade do Atlântico

Ilhas de Cananeia
Lagamar com Ilha do Cardoso a esquerda. Foto: Rafael Neddermeyer

As ilhas despertam em todas as pessoas, um grande fascínio. Umas, são pequenos pontos de terra em meio à vastidão do oceano, outras, são tão grandes que muitas vezes não nos damos conta de que estamos mesmo dentro delas. Porém, não importa o tamanho ou os atrativos que as compõem, todas são lindas e exuberantes, como é o caso das Ilhas de Cananeia. Como podemos observar, Cananeia é município salpicado de ilhas, inclusive a sede do próprio município é também uma ilha separada do continente por vários canais que, juntos com a foz de vários rios, formam o que chamamos de “lagamar”. Cananeia está situada em uma região de mangue, o qual é um dos principais do litoral brasileiro, devido a sua preservação e é considerado o maior criador de espécies marinha do Atlântico Sul. Além da ilha sede, temos outras, como a do Camboriú, Filhote e a do Pai do Mato, e, outras mais conhecidas, porém com muito a ser desbravado, que vamos descrever agora:

Ilha do Cardoso

A maior Ilha do município de Cananeia, tornou-se um Parque Estadual e tem seu acesso restringido para viabilizar sua preservação. Abriga comunidades tradicionais como a caiçara e a indígena e é muito visitada pelas escolas de todo o Estado para estudos do meio.

Saiba mais sobre a Ilha do Cardoso e suas praias nesta matéria específica

Ilha do Bom Abrigo        

Um lugar cheio de história e muitas belezas naturais. Situada na entrada da Barra do Mar de Cananeia, essa ilha recebeu esse nome, pois é perfeita para que embarcações se protejam das tempestades. Aqui, podemos mergulhar, tomar banho de cachoeira e conhecer o Farol do Bom Abrigo, construído em 1886. Nas idas e vindas dos navios que tinham como objetivo explorar o Rio da Prata, um dos locais para abastecimento de água e madeira, era justamente aqui. Então, no fundo de suas águas circundantes é possível acharmos muito objetos caídos ou jogados dessas embarcações, como garrafas, cachimbos, pratos e até armas. Um verdadeiro sítio arqueológico. Também foi local , em 1760, de uma armação de baleia, onde todo o óleo era destinado à iluminação e à construção para as vilas vizinhas. A praia é pequena e suas águas são calmas.

Castilho

Essa ilha é um excelente local para mergulho. A ida de balsa demora, em média, 4 horas.

Figueira

Formada por paredões de pedras vulcânicas, é local para aves migratórias e ponto de ninhos.

Casca

Local do cultivo das famosas ostras de Cananeia. Está localizada entre o continente e a Ilha do Cardoso.

Leia mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista