Ubatuba tem em sua costa 16 ilhas, 7 ilhotas e 7 lajes, ou seja, é um litoral vasto em termos de visitação e de admiração da natureza. Além da beleza, encontramos a história de nosso país preservada.
Ilhas: Comprida, das Couves, da Pesca, da Selinha, da Pedra, dos Porcos, Redonda, Rapada, do Negro, Pequena, do Prumirim, das Palmas, Anchieta, do Mar Virado, da Ponta e da Maranduba.
Ilhotas: da Carapuça, da Comprida, das Couves, das Cabras, do Sul, de Fora e de Dentro.
Lajes: Mofina, Pequena, Grande, Feia, das Palmas, do Forno e Grande do Perequê.
Ilha do Mar Virado
Foi encontrado nessa ilha um sítio arqueológico do povo “coletor-pescador”, população pré-histórica que vivia da pesca e caça de pequenos mamíferos. Construíam o que comumente chamamos de Sambaqui, uma espécie e lugar sagrado onde eram enterrados seus mortos e cobertos por ossos de animais, conchas e espinhas de peixes. Hoje, esse sítio está sob a tutela do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
Ilha da Ponta
A peculiaridade desta ilha, que fica entre as praias de Maranduba e Lagoinha, é que se pode ir a pé ou nadando, pois está localizada a apenas 150 metros da costa. O esforço vale a pena e, se estiver bem disposto, ainda poderá dar 360º na ilha.
Ilhote do Sul
Parte do complexo do Parque Estadual da Ilha Anchieta, por estar muito próximo à ela, forma um canal por vezes com fortes correntes marítimas. Os mergulhadores mais experientes recomendam o mergulho noturno.
Clique para saber mais sobre meio ambiente, turismo e cultura de Ubatuba e do Litoral Paulista