0 Home-Destaque - banner principal

Irati, a cidade com sabor de pêssego

A 156 km de Curitiba, a pequena cidade de Irati é cercada por densas florestas de araucária e cortada por rios caudalosos. Formada por diferentes etnias, especialmente poloneses e ucranianos que buscam manter costumes e tradições de seus ascendentes, a cidade tem uma rica cultura e muitas atrações.

Foto por leonardoschenatobarroso / Prefeitura Municipal de Irati / reprodução via https://irati.pr.gov.br/

Irati vem do indígena tupi e significa “rio de mel”, e são os rios da cidade que presenteiam a quem a visita com lindas cachoeiras, como a Cachoeira Itapará, com 10 metros de altura, e a Cachoeira do Pinho de Baixo, a 12 km do centro da cidade. Embora seja uma cachoeira artificial, com aproximadamente 16 metros de altura, é ideal para banho.

O Parque Aquático de Irati ocupa uma área aproximada de 79 mil m², com lago povoado por peixes e patos, atividades culturais da cidade, quadras desportivas, pistas de cooper e ciclismo, trenzinho, academia ao ar livre e playground para crianças.

Dois pontos culturais da cidade valem ser visitados. A Casa da Cultura – Fundação Edgard & Egas Andrade Gomes, construída em meados de 1919 e doada ao município em 2004, é um local de exposições e onde funciona também o Museu Municipal, com grande acervo de objetos, fotos, indumentária e documentos que retratam a história da cidade. OMuseu Casa Dei Nonni é o outro ponto – prédio construído pela comunidade rural do Pinho de Baixo, tem fotos, móveis típicos, roupas, acessórios e peças marcantes das famílias de imigrantes italianos.

No Santuário de Nossa Senhora das Graças é possível ver uma das maiores imagens da Santa construídas no mundo, com 22 metros de altura. A obra do monumento teve início no ano de 1957, em comemoração ao aniversário de 50 anos da cidade. Na capela, em dias festivos e especiais do calendário católico, são celebradas missas e novenas.

Irati é famosa pelo seu Rodeio Crioulo, que reúne mais de 50 mil pessoas nos três dias de realização. É um dos maiores rodeios crioulos do Paraná. O evento apresenta duas áreas de competições. A parte campeira, que atrai mais de 150 entidades tradicionalistas do Sul do Brasil, tem principalmente prova de laço, classificada como uma das melhores do país.

A Feira de Sabores tem a participação de produtores que comercializam produtos do campo que passam por processo de transformação, como geleias, conservas, bolachas, pães e cucas.

E o evento que mais movimenta a cidade é a Festa do Pêssego, que acontece entre novembro e dezembro, com a participação de aproximadamente quinze produtores da fruta. Durante o evento há apresentação de grupos folclóricos e apresentações culturais mantidas ao longo das gerações e feira gastronômica, tendo como ponto alto o Borrego no Rolete, prato típico de Irati.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Irati / reprodução via https://irati.pr.gov.br/

Da Redação

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

1 dia atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

1 dia atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

1 dia atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

2 dias atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

2 dias atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

3 dias atrás