0 Home-Destaque - banner principal

Itapetininga, terra das escolas

Atual Centro Cultural – Antiga Prefeitura e Cadeia em Itapetininga. Fotos Marco André Briones

A palavra Itapetininga significa caminho das pedras secas, ou caminho seco. No entanto, inicialmente a pequena vila se chamava Nossa Senhora dos Prazeres e foi fundada em 1770.

Os bandeirantes traçaram as trilhas e indicaram os roteiros que cruzaram nossas terras. Já os tropeiros firmaram as vias de comunicação por estas mesmas trilhas e roteiros, ao mesmo tempo que demarcaram os pontos nos quais deveriam ser construídas as nossas cidades. O tropeiro foi, desta forma, o continuador e consolidador do trabalho dos bandeirantes.

Tropeirismo

Itapetininga surgiu e se desenvolveu por causa do tropeirismo. Estes tropeiros descobriram um pouso excelente à beira do Rio Itapetininga, um ótimo local para descanso obrigatório para aqueles provenientes do sul do país. Eles montavam ranchos e arraiais para o pouso, antes de seguirem em direção ao Rio Grande do Sul. Esse ponto ainda existe sob o nome de “Porto”.

Atual Rua Quintino Bocaiúva – Antiga Rua das Tropas

A atual Rua Quintino Bocaiúva se chamava inicialmente Rua das Tropas, pois era por lá que passavam as tropas provenientes do sul. Tal influência sulista é notada até os dias de hoje, pois o sotaque dos itapetininganos lembra bastante o dos gaúchos.

O primeiro núcleo de tropeiros na região de Itapetininga surgiu em 1724, quando descobriu-se que o pasto no local era abundante e a terra fértil para o plantio. Além disso, outro fator determinante para a escolha do local atual onde se situa a cidade foi a distância da Vila de Sorocaba – 12 léguas – que correspondia a uma jornada de tropa solta. Nessa época, a viagem de São Paulo até Itapetininga levava entre 6 a 8 dias. O local também era um pequeno centro comercial de mulas.

O Governador Geral da época determinou a abertura de um caminho novo para o sul da colônia, que permanecesse sempre seco, em substituição ao antigo, que ficava constantemente encharcado.

Igreja N.S. do Rosário

Em 1766, um grupo de portugueses, chefiado por Domingos José Vieira, deixou o primeiro núcleo (hoje, bairro do Porto), às margens do Rio Itapetininga, e formou outro, a 6 km do local original, em uma região alta e circundada por dois ribeirões, precisamente onde se localiza a Catedral, onde construíram a primeira capela de Nossa Senhora dos Prazeres. As primeiras cerimônias da instalação da freguesia de N.S. dos Prazeres de Itapetininga foram realizadas em 5 de novembro de 1770.

Os núcleos

O antigo núcleo foi ocupado por Paschoal Leite de Moraes, que, vindo do Paraná com sua família, deu continuidade àquele núcleo populacional. Nessa época, a instalação de uma freguesia se dava com o levantamento do pelourinho.

O Capitão General da Capitania, D. Luiz Antônio de Sousa Botelho Mourão, baixou uma portaria em 17 de abril de 1768, na qual ordenava que fosse fundada a povoação de Itapetininga.

Nessa época, houve uma disputa entre os dois núcleos que queriam ser elevados à condição de vila. Desta forma, em 17 de abril de 1770, Simão Barbosa Franco foi nomeado para fundar o novo povoado, cabendo, a ele, a escolha do núcleo principal. Alguns historiadores contam que uma mula ruana marchadeira, ofertada como presente a Simão Barbosa Franco, garantiu a vitória de Domingos José Vieira.

Os campos de Itapetininga sempre tiveram fama de produzirem galináceos da melhor qualidade e em grande quantidade. Esse é um dos motivos pelos quais também a cidade é conhecida por sua deliciosa receita de bolinho de frango, criada há mais de 100 anos e que foi declarada patrimônio cultural imaterial da cidade.

Itapetininga sempre teve uma reputação de oferecer ótimas frutas, que eram vendidas à preços exorbitantes e também por seus animais de criação, que são excelentes, bem tratados, fortes e bonitos. Uma vez o governador da Província de São Paulo ordenou que toda a cavalaria de seu exército fosse adquirida em Itapetininga, devido à excelente qualidade dos animais da região.

Prosperidade

Loja Maçônica Firmeza

A cidade de Itapetininga prosperou muito com o passar dos anos. Foi construído o Teatro São João, no qual se apresentavam alguns conjuntos teatrais esporadicamente. Nestas ocasiões, as famílias levavam às costas suas próprias cadeiras para sentar. Terminado o espetáculo, traziam de volta às costas cada um à sua cadeira. Nem mesmo na igreja Matriz havia bancos para os fiéis se sentarem.

Em 1852 foi fundada a Loja Maçônica Firmeza, existente até hoje. Já em 1873 foi construída a Igreja N.S. do Rosário, com mão de obra escrava.

Neste período, o arroz era considerado um artigo de luxo e era somente servido às visitas, pois era proveniente do Japão, de onde vinha em barris.

Sem dúvida, o itapetiningano mais ilustre nasceu em 1882. Seu nome era Júlio Prestes, integrante de uma família muito tradicional e renomada na cidade. Foi o último presidente do Brasil eleito durante a República Velha, mas foi impedido de assumir o cargo devido a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, que assumiu a Presidência da República em seu lugar. Prestes foi o único político eleito presidente da república do Brasil pelo voto popular a ser impedido de tomar posse, além de ter sido o primeiro brasileiro a ser capa da renomada revista Time, em 1930.

Durante a Revolução de 1930, a cidade foi ocupada pelas tropas de Getúlio Vargas. Um triste episódio ocorreu quando o prédio da Escola Normal, marco da cidade, foi transformado em quartel e lá os soldados transformaram o pátio em local para preparo de churrasco.

Uma outra Itapetiningana célebre é Anésia Pinheiro Machado, que foi a primeira aviadora do Brasil. Outro famoso cidadão nascido na cidade foi o autor da canção “Menino da Porteira”, chamado Teddy Vieira.

Importância da Educação

Itapetininga é também conhecida como “Terra das Escolas” por causa de sua longa tradição educacional, refletida na alta qualidade de suas escolas, professores e alunos.

Escola Peixoto Gomide

A forte tradição educacional da cidade foi iniciada com a criação da Escola Normal Superior, a única do interior do Estado de São Paulo na época. Depois ela se transformou na renomada Escola Peixoto Gomide, obra do famoso arquiteto Ramos de Azevedo. Em 1920 foi criada a Faculdade de Odontologia e Farmácia, a terceira de todo o estado, atrás apenas da capital e de Araraquara. Há também o conhecido Colégio das Freiras. Durante muito tempo a cidade foi o centro escolar de toda a região.

Na área cultural, há também referências que são reconhecidas por sua população, entre elas o “Cururu”, comum na zona rural, que é um canto de improviso, espécie de ‘repente’ paulista, no qual a viola caipira dita o ritmo e a melodia.

Em 1921, o célebre francês Marechal Pétain, herói da Primeira Guerra Mundial e futuro presidente da França passou por Itapetininga, onde foi recebido pelo Professor Haddock Lobo, que o homenageou com um discurso feito em francês. Ao final do discurso, Pétain o beijo, dizendo que naquele momento a França precisava de homens como ele.

Entre os visitantes ilustres que a cidade recebeu ao longo dos anos estão, entre outros, o Conde D’Eu, Garibaldi, Washington Luiz, Heitor Villa Lobos e Rui Barbosa.

E nos dias de hoje…

Atualmente, Itapetininga possui uma economia fortemente voltada à agricultura, possuindo o maior produto interno bruto agrícola do estado de São Paulo. Além disso, conta com algumas indústrias de expressão nacional de grande porte, tais como a 3M, Baterias Moura, Duratex, Nishimbo entre outras. É considerada um grande polo moveleiro e têxtil do Sudoeste Paulista. Não podemos deixar de mencionar também as saborosas batatas cultivadas na cidade, que abastecem operações do McDonald’s e da Elma Chips no Brasil.

Pesqueiro Itograss

Também são muito conhecidos o Pesqueiro Itograss, cujo grupo é o maior fornecedor de grama do Brasil, para campos de futebol e estradas; a Churrascaria Sacy, famosa por seu “Lombinho com Queijo”, além dos Chocolates Aspen, de ótima qualidade.

Um fato curioso sobre a cidade é que há um elevado número de habitantes com idade acima dos 80 anos vivendo em Itapetininga. Acredita-se que tal fato se deva à qualidade de vida na cidade.

A distância de Itapetininga até São Paulo é de apenas 160 km, duas horas de carro. Portanto, se estiver na região, não deixe de conhecer essa tradicional cidade, tão renomada por suas escolas, seus filhos ilustres e também pela qualidade dos produtos de sua terra. Você não se esquecerá de Itapetininga.

Por Marco André Briones – marcoandrebriones@cidadeecultura.com.br

Todas as fotos da matéria foram tiradas por Marco André Briones, entre 2009 e 2018.

Bibliografia usada:

Um Adeus em Cada Esquina – Recordações de Gente Nossa – História de Itapetininga, de Hehil Abuázar.

Itapetininga e Sua História – de Antônio Galvão Jr.

Com agradecimentos especiais à Sra. Ana de Lourdes Ribeiro Secco e ao Sr. José de Almeida Ribeiro

Para saber mais dicas de turismo cultural e histórico no Brasil e no mundo, acompanhe a coluna de Marco André Briones no portal Cidade&Cultura

Largo dos Amores
Antigo Solar da Família Prestes
Marco André Briones

Posts Recentes

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

7 horas atrás

Conheça dois destinos diferentes para comemorar Natal e Ano Novo

Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…

8 horas atrás

Cia. Tempos-juncos estreia curta-metragem Ivo & Lino no Espaço Cultural Grande Otelo em Osasco

O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…

2 dias atrás

Fórum Nacional de Turismo Religioso guia práticas e estratégias para o turismo no Brasil

Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…

2 dias atrás

Pré-Temporada de Verão em Balneário Piçarras conta com atividades de aventura, culturais, natureza e gastronomia

Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…

2 dias atrás

JW Marriott Hotel São Paulo oferece programação festiva para Natal e Réveillon

Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…

2 dias atrás