Jaguariúna, terra da maria-fumaça

A 127 km da capital paulista, Jaguariúna, que em tupi significa “rio da onça preta”, fica na região metropolitana de Campinas e tem diversas atrações turísticas que agradam pessoas de todas as idades.

Jaguariúna
Foto por Aniello de Vita – expressão studio

O passeio de maria-fumaça é o grande atrativo. É uma volta ao século XIX, com vista deslumbrante e monitores que contam a história da ferrovia, dos barões do café e da importância do trem para o desenvolvimento nacional. O trajeto percorre a linha ferroviária Mogiana, que liga Campinas a Jaguariúna. É preciso chegar à estação com 45 minutos de antecedência e é possível comprar os ingressos antecipadamente pela internet, pois a procura é muito grande.

Bares, restaurantes e uma feirinha de artesanato fazem parte do espaço em torno da Estação Ferroviária, que é hoje um Centro Cultural.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

Para quem gosta de água, vale a pena passar um dia inteiro no Naga Cable Park. É um parque destinado à prática de esportes aquáticos, como wakeboard, wakeskate e outros. O espaço conta com um lago natural e é possível comprar os ingressos antecipadamente pela internet, escolhendo até o esporte que irá praticar. Existem opções também para as crianças, com imensos brinquedos infláveis dentro da água.

O Parque Luiz Barbosa é ideal para relaxar, caminhar, observar a natureza e até fazer um piquenique. É um parque municipal com entrada franca.

Uma vez por ano, geralmente no mês de maio, acontece um dos maiores eventos “country” do país, o Jaguariúna Rodeo Festival, o rodeio da cidade. A festa costuma receber cerca de 300 mil pessoas por noite. Há shows variados com cantores famosos e a arena de rodeio, na qual os peões de boiadeiro domam cavalos, touros e praticam provas de tambor e laço.

A cidade faz parte do Circuito das Águas Paulista, junto com outros oito municípios da região.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Aniello de Vita – expressão studio