Jimi Hendrix, cujo nome era James Marshall Hendrix, nasceu em Seattle nos Estados Unidos no dia 27/11/1942, deixando o mundo no dia 18/09/1970 na cidade de Londres na Inglaterra. Quando se fala de grandes festivais sua imagem é lembrada, pois as suas apresentações no Monterrey (1967), Woodstock (1969) e Festival da Ilha de Wight (1970) foram todas muito memoráveis.
Hendrix foi influenciado por músicos do blues como: B.B. King, Muddy Waters e Albert King. Sua carreira começou em 1964, quando foi guitarrista de Little Richards, onde por dois anos, acompanhou o grande pianista e um dos precursores do rock. Merecidamente ele tem a sua calçada da fama do rock n roll.
Jimi Hendrix não teve uma adolescência fácil, seus pais se separaram, o que abalou sua mãe, que começou a se embriagar e fez com que ele fosse obrigado a buscar sua genitora em pubs. Ela faleceu em 1958, quando ele tinha apenas 16 anos e acabou tendo que cuidar dos irmãos e na maioridade serviu o exército sendo paraquedista. Quando investiu em sua carreira solo, chamou a atenção pelo fato de tocar com os dentes ou colocar a guitarras nas costas e, mesmo não vendo o instrumento, conseguia o conduzir.
Sua vida teve tropeços, como ser preso em Estocolmo/SUE em 1968, por quebrar o quarto do hotel e em 1969 outra prisão, agora em Toronto/CAN, quando foi pego no aeroporto com heroína. Em uma entrevista em 1967, ele condenava o alcoolismo e pessoas que se picavam, mas, infelizmente não soube se doutrinar, tendo esses problemas na sua vida.
Jimi Hendrix sempre tocou com grandes músicos, destaque para o baterista Mitch Mitchell e sua imagem é tão respeitada que ele possui busto na Alemanha e na Polônia.
Seus álbuns de estúdio são: Are You Experienced? (1967), Axis: Bold as Love (1968) e Electric Ladyland (1969).
Em 2007, o irmão de Hendrix, Leon veio ao Brasil para expor as pinturas de Jimi, ou seja, o nosso guitarrista também era artista plástico.
Lemmy do Motorhead, numa coletiva em São Paulo, alegou que foi roadie de Jimi Hendrix, e contou que uma vez, Hendrix pediu para ele buscar um ácido, mas Lemmy o tomou no caminho, se perdendo e não voltando e acabou sendo demitido.
Isso é um pouco do legado de Jimi Hendrix, que para muitos é o melhor guitarrista de todos os tempos, sendo referência até para músicos de jazz, blues, funk, black music ou seja, um artista de qualidade.
Forever Hendrix!