A Lagoa da Conceição possui 15 km² e é o mais famoso cartão postal de Florianópolis. Sua conexão com o mar é feita através de um canal. Ao redor, a história pulsa com vestígios de ocupação humana de muitos séculos atrás. Primeiramente os homens do sambaqui, que deixaram suas marcas nas montanhas de conchas e ossos. Depois, os índios carijós, nos sítios arqueológicos repletos de pontas de flechas. Há também as oficinas líticas que foram locais de amolação e afiação de pedras.
Quando os colonizadores chegaram, aprenderam muito com esses nativos. Principalmente o cultivo da mandioca, e também na confecção de produtos para a pesca, como redes e canoas. Os açorianos foram os que enfrentaram, a partir de 1750, as dificuldades em começar uma nova vida no entorno da Lagoa da Conceição. Este local foi o primeiro lugar de acomodação da nova freguesia: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa. Um marco desse povoado é a Igreja de mesmo nome que, além de ser o templo consolador da época, foi alvo de caridade quando da visita de Dom Pedro II que doou prata e os dois sinos ainda existentes.
Mesmo com o passar dos anos e a valorização da cultura ancestral, podemos conhecer um pouco das tradições açorianas. Essas tradições estão na renda de bilro, nas lendas, nas festas folclóricas e religiosas e também na arquitetura de suas edificações coloniais.
Além da história
Por outro lado, para aqueles que preferem praticar esportes aquáticos, a Lagoa da Conceição é o destino certo. As práticas de kitesurf, stand up, canoagem e passeio de escunas são comuns. Além disso, ao redor, locais para piqueniques fazem a alegria da garotada.
Inegavelmente, a Lagoa é muito grande e oferece muitos atrativos turísticos. Então, está dividida em pequenas regiões. Essas regiões recebem os nomes de Ponta Grossa e das Almas, Sertão Grande, Centro, Porto, Morro do Badejo, Retiro, Canto dos Araçás, Costa da Lagoa, Caieira e Canto da Lagoa.
E, finalmente, a noite que também possui muitas opções de lazer. Bares, restaurantes e artistas expondo seus trabalhos nas calçadas transformam a vida noturna em uma grande festa. Vale conferir!
Para saber mais sobre cultura, meio ambiente e turismo de Florianópolis, clique aqui