A área popularmente conhecida como Lagoa do Taquaral constitui um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas. Integrada no passado à histórica Fazenda Taquaral, os 33 alqueires que compõem a área foram transformados em parque no ano de 1972, após a Prefeitura Municipal adquirir as terras da família Alves de Lima. Destinada ao lazer, a Lagoa do Taquaral reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima (com pesca permitida nos finais de semana e feriados), que oferece o uso de pedalinhos, visita a uma réplica exata da caravela Anunciação (nau que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras brasileiras, com 29,65 m de comprimento por 8,64 de altura e 6 velas de tecido com a cruz da Ordem de Cristo ao centro) e espetáculo de “águas dançantes” lançadas por uma fonte sonora (nos finais de semana).
Entre os equipamentos culturais, o Parque Portugal–Lagoa do Taquaral oferece a concha acústica – Auditório Beethoven (com capacidade para 2.000 pessoas); o Museu Dinâmico de Ciências; o Planetário; o relógio solar; o Centro de Vivência dos Idosos (no antigo Ginásio de Bocha) e a Esplanada das Bandeiras (praça destinada a eventos cívicos e culturais). Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de vôlei e basquete); o Balneário Municipal (com três piscinas abertas ao público), uma pista de corrida com extensão de 2.800 m; o cartódromo “Afrânio Ferreira Jr.” (com pista de 800 m e curvas sinuosas que atendem às exigências da Federação Paulista de Automobilismo); uma pista de aeromodelismo; uma ciclovia de aproximadamente 5 km; uma pista de patinação (também usada para aulas gratuitas de aeróbica) e 16 quadras poliesportivas.
Onde: Av. Heitor Penteado, 1.671 – Taquaral
A área do Lago do Café é remanescente da antiga sesmaria de Francisco Barreto Leme, fundador oficial da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas. Em meados do século XIX, as terras foram integradas à Fazenda Taquaral. Na década de 1940, a crise cafeeira levaria a incorporação de parte da Fazenda Taquaral ao patrimônio da União, e mais particularmente ao Instituto Brasileiro do Café (IBC), permanecendo essas terras por cerca de cinquenta anos destinadas a pesquisas agrícolas.
No início da década de 1990, enfim, a extinção do IBC permitiu um novo repasse: agora na forma de doação (inicialmente em regime de comodato e posteriormente em caráter definitivo) para o Poder Público Municipal, sendo constituído em 1992 o Lago do Café como um dos mais recentes espaços de lazer da cidade. Na atualidade, com área de 330 mil m2, abriga importantes instituições culturais como o Museu do Café, o Arquivo Público Municipal e o Espaço Permanente de Artesanato.
Onde: Av. Heitor Penteado, 2.145 – Parque Taquaral
Fonte: www.campinas.sp.gov.br
Para saber mais sobre Campinas, clique aqui
Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…
Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…
O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…
Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…
Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…