Lençóis Paulista, a cidade dos livros

Localizada a 300 km da capital paulista, o município de Lençóis Paulista tem o título de “cidade dos livros” por ter um acervo de livros maior do que o número de habitantes locais, tendo vários pontos culturais e a famosa Biblioteca Municipal Orígenes Lessa. 

Foto por Paulo Li – expressão studio

O acervo histórico da cidade também merece destaque. O Museu Alexandre Chitto é um centro histórico e cultural que promove exposições permanentes e temporárias, que fica no prédio da antiga Destilaria Central de Lençóis.

Foto por Paulo Li – expressão studio

Possui um acervo diversificado, com objetos pessoais, domésticos, mobiliário, arte visual, religiosa, folclore, instrumentos musicais, objetos indígenas, mineralogia, filatelia, numismática (moedas, medalhas e condecorações), implementos agrícolas, maquinaria, armamentos, tropeirismo, fotografias, mapas, livros, jornais antigos e fauna, entre outros. Ao todo, são mais de 3.500 peças. Outro espaço que guarda a história e a cultura local é o Memorial de Alfredo Guedes.

Foto por Paulo Li – expressão studio

O Santuário Nossa Senhora da Piedade, construído na década de 1950, foi a primeira igreja da cidade. Nele se pode ver a imagem da Pietá esculpida em madeira por artista italiano, obras em quadros da artista plástica lençoense Ivone Paccola e a réplica da “Cátedra” utilizada pelo Papa Bento XVI, quando veio ao Brasil para canonização do Frei Galvão. 

Foto por Paulo Li – expressão studio

Um delicioso local para ser visitado é o Engenho São Luiz, tradicional produtor de cachaça da família Zillo, que começou a trabalhar no ramo em 1906. Se sua preferência é pelo vinho artesanal, não deixe de conhecer a Vinícola Casagrande, onde é possível comprar diferentes vinhos diretamente do produtor.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Paulo Li – expressão studio