Linhares, a cidade das águas

Linhares, no Espírito Santo, é mundialmente conhecida por suas lagoas, sendo na América Latina a que mais possui esse tipo de pequenos lagos, num total de sessenta e nove. Além disso, a cidade tem a maior lagoa do Brasil, chamada Lagoa Juparanã, e a Lagoa de Palmas, que é a mais profunda do país.

Foto por Sagrilo / SETUR-ES via setur.es.gov.br

Cortada pelo rio Doce e banhada pelo Oceano Atlântico, com uma grande costa, é a cidade capixaba com maior número de praias, que atraem turistas para a prática de surfe, pesca oceânica e tranquilidade junto à natureza. O litoral de Linhares possui uma unidade do Projeto TAMAR (tartarugas-marinhas), na vila de Regência, por ser um local de reprodução desses animais, especialmente da tartaruga gigante. Já a Praia de Barra Seca é destaque por ser um local onde é praticado o naturismo.

Foto por Sagrilo / SETUR-ES via setur.es.gov.br

Sem dúvida as lagoas da cidade são os grandes atrativos turísticos. A Lagoa Juparanã é a maior em volume de água doce do Brasil e a segunda maior em extensão territorial. Com contornos sinuosos, tem em suas bordas dezenas de praias límpidas e serenas, com áreas para acampar e muito procurada para a prática de esportes náuticos.

A Lagoa Nova, a 18 km do centro, tem água cristalina e transparente, com condições ideais para lazer, pesca submersa e passeios de lancha.

A 45 km de Linhares fica o Balneário de Pontal do Ipiranga, rico em vegetação de restinga e o complexo mais bem conservado do estado. A região também é ponto de reprodução e desova de tartarugas. Suas praias são despoluídas e propícias para a pesca e para o surfe. No entorno, resquícios da Mata Atlântica abrigam em liberdade antas, tamanduás, macacos, tatus, gambás e grande número de aves, que podem ser vistos facilmente.

Foto por SETUR-ES via setur.es.gov.br

No Distrito de São Rafael, em meio à Mata Atlântica, fica a Cachoeira De Angeli, uma queda d’água cercada por bromélias e orquídeas.

Uma pequena comunidade de pescadores com cerca de dois mil habitantes pode ser visitada no Centro Ecológico Regência, onde funcionam outras estruturas do TAMAR.

Foto por SETUR-ES via setur.es.gov.br

A Praça 22 de Agosto é o Patrimônio Histórico mais antigo do município. O povoado de Linhares foi construído em volta de uma praça quadrada, hoje Praça 22 de Agosto, que guarda seu traçado original. Era nessa local que os índios dançavam e cantavam em tempos passados. Nela fica o Mirante, com seis metros de altura, de onde se vê o Rio Doce e o Rio Pequeno.

Quem quiser conhecer mais sobre a história local tem que conhecer a capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, popularmente conhecida como “Igrejinha Velha”, erguida no ano de 1888, no mesmo local onde em 1857 havia sido erguida a primeira igreja de Linhares.

O artesanato local é bastante rico e diversificado. Na Casa do Artesão, cerca de cinquenta artistas locais expõem sua arte, com valores para todos os bolsos e produtos para todos os gostos.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Yuri Barichivich / SETUR-ES via setur.es.gov.br