A ideia de criar a presente série surgiu pelo fato de que, embora eu aprecie muito descobrir novos artistas, bandas, álbuns e estilos musicais, alguns álbuns sempre acabam sendo ouvidos novamente, voltando como amigos saudosos que regressam após uma longa viagem. Considero que os álbuns selecionados são meus parceiros de longa data, que vem me acompanhando há décadas, através dos momentos de alegria e tristeza. Sempre estiveram disponíveis, ao meu lado, para celebrar comigo os momentos de felicidade ou me confortar em minha dor nos momentos de sofrimento.
Desta forma, pensei que uma maneira através da qual eu poderia retribuir tantos bons momentos e horas de companhia que tive durante todos esses anos seria fazer uma homenagem, um pequeno tributo, aos meus artistas favoritos e aos álbuns que mais marcaram a minha vida. Os leitores atentos notarão que não necessariamente escolherei os álbuns mais famosos ou vendidos de cada artista. Algumas vezes isso acontecerá, mas a escolha foi feita por serem aqueles que são especiais para mim, tendo entrado em minha história pessoal de uma maneira muito intensa, fazendo parte da minha formação musical até os dias de hoje.
Adotei alguns critérios para elaborar essa série: cada artista terá apenas um álbum selecionado. Iniciarei com uma ficha técnica, citando os músicos envolvidos e as faixas do álbum. Na sequência, descreverei a origem do álbum, de onde e como ele surgiu. Em seguida, farei uma análise detalhada de cada uma das faixas, finalizando com o legado deixado pela obra do artista escolhido. Serão disponibilizados também alguns links no final, para que possam ouvir e ver os artistas em questão.
Atualmente tenho os seguintes títulos já publicados e disponíveis para compra individualmente no site da Amazon
The Beatles – The White Album
Rush – Permanent Waves
U2 – The Joshua Tree
The Police – Synchronicity
Deep Purple – Made in Japan
Marillion – Clutching at Straws
Van Halen – 1984
Tears for Fears – The Seeds of Love
Genesis – A Trick of the Tail
Black Sabbath – Paranoid
Também é possível adquirir todos eles juntos no meu livro “Desvendando Álbuns Clássicos do Rock – Volume”, disponível em formato e-book no site da Amazon ou em formato físico (impresso) no site da UICLAP
Eu já lancei o primeiro título dos dez que farão parte do volume 2 da coleção “Desvendando Álbuns Clássicos do Rock”. Muito em breve serão publicados os outros nove títulos do segundo volume, sobre os álbuns a seguir:
Supertramp – Breakfast in America (já publicado)
Radiohead – Kid A
Kiss – Creatures of the Night
Pink Floyd – The Wall
Peter Gabriel – Us
John Lennon – Plastic Ono Band
Rainbow – Rising
Iron Maiden – Piece of Mind
The Smiths – The Queen is Dead
Queen – The Game
Esse livros são minhas singelas homenagens e uma forma de agradecimento aos anos de alegria e companhia todos esses grandes álbuns tem me dado. Espero que após a leitura dos meus títulos, você possa ouvir novamente cada um dos álbuns com uma nova compreensão e apreciação, conhecendo as histórias e inspiração por trás de cada uma das faixas. Tenho certeza de que você os escutará de uma outra maneira e, quem sabe, eles também venham a lhe acompanhar pelo resto de sua vida.
Desejo-lhe uma boa viagem musical!
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…