O verde da Mata Atlântica e as águas cristalinas das cachoeiras, por si só, já são atrativos mais que suficientes para justificar o charme da região serrana macaense.
A cidade de Macaé não deixa nada a desejar quando o assunto é belas paisagens e praias espetaculares, que agradam os diferentes perfis de turistas.
Tranquila, com praias urbanas de mar calmo e com sobretons de verde, Macaé é uma cidade moderna, com altos prédios, mas que guarda em suas travessas igrejas históricas e construções antigas.
Os adeptos do turismo ecológico têm na cidade o destino certo. Há opções de trilhas, cachoeiras, rios com corredeiras e praias isoladas.
O Parque Atalaia, localizado às margens da RJ-162, estrada que liga Córrego do Ouro à Bicuda, é uma das unidades ambientais mais importantes da cidade, que oferece, além de educação ambiental, área de piquenique, ducha natural, trilhas, playground e observação de animais silvestres livres, com especialistas para orientarem os visitantes.
As cachoeiras são joias da cidade, com destaque para a do Escorrega, Sete Quedas, Pai e Mãe, todas localizadas no Sana, e a Cachoeira das Andorinhas, um paraíso escondido. Para a visitação é recomendado o acompanhamento de guias locais, o que incentiva o desenvolvimento e gera emprego e renda para a localidade.
Para os mais aventureiros, a dica é conhecer o Pico do Frade, localizado na Serra dos Crubixais. Ele possui 1.429 metros de altura e é o ponto mais alto do município, fazendo limite entre as cidades de Trajano de Morais e Conceição de Macabu.
Se a opção é uma praia para descansar, há locais mais desertos e que garantem cenários espetaculares, como o arquipélago de Sant’Ana.
Ao longo do ano, os festivais culturais e gastronômicos atraem turistas de todos os cantos do Brasil, complementando assim uma viagem que certamente será inesquecível.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: iStock / Appreciate