Comemoração de Aniversário
A Semana da Cultura surgiu de uma iniciativa da professora Guaraciaba Líbera Mathias, na época era presidente da Sociedade Sinfônica do Município de Bragança Paulista. A semana tinha o objetivo de comemorar o aniversário da fundação da Sociedade Sinfônica. A iniciativa deu tão certo que o movimento se expandiu e ocupou o mês de maio inteiro, surgindo assim o “Maio Cultural”.
Com o passar do tempo, a população bragantina desejava um número maior de eventos e, considerando que muitas cidades elegeram eventos culturais ao longo dos meses de junho e julho, ganhando espaço na mídia e que Bragança não poderia ficar de fora, a diretoria da Sociedade Sinfônica entendeu que o “Maio Cultural” deveria se tornar um evento municipal, pois já era tradicional, ocupava um espaço importante na mídia e assim foi feito. O “Maio cultural” passou para a coordenação e organização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Mobilização
Vários pontos da cidade, como a Casa da Cultura, o Mercado Municipal, o Pergolado da Praça Raul Leme, a Arena de Eventos do Lago do Taboão, entre outros, ganham mais vida durante a programação de maio.
A música, a dança, o teatro, o humor, as oficinas e muitas outras manifestações artísticas agitam esses locais, atraindo o público e levantando o astral da população bragantina. A proposta do “Maio Cultural” visa enriquecer ainda mais a variedade das opções ofertadas aos interessados em prestigiar os eventos da cidade em busca de entretenimento e cultura, pois, além de fomentar a cultura, ainda proporciona momentos de lazer, reunindo jovens, crianças e adultos, com o único objetivo de prestigiar as ofertas culturais gratuitas à população. Vale mencionar a importância que esse tipo de iniciativa tem também junto às famílias, que parecem se unir ainda mais nessas ocasiões, trazendo à nossa cidade um clima mais receptivo e festivo.
Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui