Desde os primórdios da civilização o homem possui uma fascinação pela vida marinha. Atualmente, vários são os recursos para a prática deste belíssimo esporte.
Do snorkel ao mergulho com cilindros, a sensação é de estarmos em um planeta desconhecido, com suas próprias regras as quais você não está inserido.
No Circuito Costa da Mata Atlântica, os costões em praias mais resguardadas são excelentes lugares para o mergulho recreativo.
Para os mais experientes, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos, que está a 42 km de Santos, é composto da Laje de Santos; dos parcéis Bandolim, Âncoras, Brilhante, do Sul e Novo; e de rochedos denominados calhaus. São frequentes as visitas de baleias, raias-mantas, tartarugas marinhas e golfinhos.
Podemos observar esponjas, moluscos e corais. Operadora: Cachalote – telefone/ WhatsApp (13) 97410-7081. Outra área com igual beleza são os arredores das ilhas da Queimada Grande e Queimada Pequena, a primeira está localizada a 35 km de
Itanhaém, formadas por rochas que chegam a 200 metros de altura; e a segunda a 22 km. Seus visitantes são os cações, as raias jamanta, os sargos, as garoupas, as caranhas, as estrelas-do-mar, os ouriços e os moluscos. Podemos também observar os navios Rio Negro e o Tocantins, naufragados. Operadora: Nautilus Dive – (11) 4485-2075 / 99906-2247.
Para saber mais sobre turismo no litoral paulista