Toda atividade esportiva feita em montanha chama-se montanhismo, ou seja, escalada, trilha e rapel são atividades do montanhismo. O marco zero do montanhismo foi a escalada do Mont Blanc com seus 4.808 m, nos idos de 1786. Antes dessa data, muitos já haviam estado em pontos bem elevados do planeta, porém essa conquista mudou de forma definitiva a imagem assustadora que os grandes cumes tinham para as pessoas. A maioria dos picos, coberta por neve ou nuvens, guardava segredos que a imaginação humana sempre relacionara com deuses ou monstros sombrios.
Por aqui, a topografia do Circuito Mantiqueira é um convite incessante a essas modalidades, em geral praticadas nos seguintes lugares: em Campos do Jordão no Horto Florestal; no distrito de São Francisco Xavier, nas cachoeiras das Couves, do Roncador e do Sabão; em Monteiro Lobato, no Pico do Trabiju; em Pindamonhangaba, nas Falésias do Paraíso; em Piquete, no Pico dos Marins; em Santo Antônio do Pinhal, nas cachoeiras Eugênio Lefévre e do Lageado, e em São Bento do Sapucaí no Complexo do Baú e na cachoeira do Toldi. Citamos aqui os pontos mais conhecidos, porém existem centenas de outros locais e cada um deles apresenta uma paisagem mais bela do que a outra.
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…