Monte Alegre do Sul, a paz do interior

O município de Monte Alegre do Sul está entre os nove que compõem o Circuito das Águas Paulista. É uma típica cidade do interior: tranquila, onde o tempo passa lentamente.

monte alegre do sul
Foto por Aniello de Vita – expressão studio

Com uma grande colônia italiana, ao chegar ao local é possível visualizar uma bandeira escrito “bem-vindo” em italiano. A cidade conta com enormes estâncias hidrominerais, sendo conhecida pela qualidade das águas, pelo rio e pela fertilidade dos seus terrenos.

Monte Alegre do Sul é um ótimo destino para quem busca um contato direto com a natureza, sem aventuras. Um dos bons programas para aproveitar é o remanso do rio Camanducaia, para pescaria ou mesmo um banho de rio.

Com muitas estradas vicinais, ladeadas pelas montanhas da Serra da Mantiqueira Paulista, é uma boa opção para quem gosta de pedalar.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

A Cachoeira das Andorinhas é um dos pontos turísticos de Monte Alegre do Sul , uma queda d’água de 10 metros de altura, com formações rochosas de onde surgem grutas, matas e piscinas naturais. O local conta ainda com uma trilha de dificuldade média.

Do Mirante do Cristo é possível contemplar uma belíssima vista de toda a cidade. O Cristo fica a 872 metros de altitude e foi instalado no ano de 1942. Esse é o lugar perfeito para fazer belas fotografias e entrar em contato com a natureza. O acesso ao local é fácil e pode ser feito de carro, bicicleta ou até mesmo caminhando.

O Santuário do Bom Jesus tem uma decoração belíssima, sendo considerado um patrimônio histórico da cidade. No início, o local era uma capela que depois foi reformada pelo capitão José Bonifácio. A sua arquitetura é neoclássica e remete aos elementos do Barroco e da Renascença.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

A locomotiva de Monte Alegre do Sul, que hoje serve como Centro Cultural, antes foi uma estação terminal inaugurada em 1890. O trem da locomotiva foi desativado em 1996 e era utilizado para o transporte de passageiros. É um ponto turístico para quem gosta de arte e de objetos antigos que fizeram parte da história da cidade.

Monte Alegre do Sul tem atraído turistas pela qualidade das suas águas e pela maravilhosa paisagem montanhosa.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Aniello de Vita – expressão studio