Museu de Arte Brasileira MAB FAAP completa 62 anos com programação especial

Inaugurado em 1961, o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP foi concebido como um museu de artes visuais, especializado em arte brasileira produzida por artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil. Atualmente o acervo conta também com uma coleção de arte estrangeira.

Idealizado por Armando Alvares Penteado, descendente de uma das mais tradicionais famílias paulistas do século XIX, de espírito e atuação vanguardistas, com o sonho de construir uma escola de belas artes em São Paulo.

Divulgação

Em seu testamento, deixou expresso o desejo de criar um museu. Nasceu assim, em 1947, a Fundação Armando Alvares Penteado. Anos depois, no dia 10 de agosto de 1961, foi inaugurado o MAB FAAP, com a mostra Barroco no Brasil.

O MAB FAAP já recebeu exposições de notáveis artistas brasileiros como Emiliano Di Cavalcanti, Ismael Nery e Flávio de Carvalho, e mostras internacionais com obras procedentes de famosos museus como o Louvre de Paris, ou o Pergamon de Berlim, da Alemanha.

Curiosidades no Acervo do MAB

Na Coleção Modernista do MAB destaca-se o desenho em pastel e carvão sobre papel, O homem das sete cores, 1915/16, de Anita Malfatti, que participou na exposição da histórica Semana de Arte Moderna de 22, ocorrida no Teatro Municipal de São Paulo.

O acervo do MAB preserva, entre pinturas, desenhos e fotografias, 27 originais do artista Flávio de Carvalho e também 43 criações do artista Arcangelo Ianelli.

A coleção de fotografia é composta por 370 imagens assinadas por importantes fotógrafos que fizeram e fazem parte da história da fotografia brasileira. Entre eles: Bob Wolfenson, Christian Cravo, J.R.Duran, Juan Esteves, Mario Cravo Neto, Mauro Restiffe, Otto Stupakoff, Pierre Verger, Regina Stella, Thomaz Farkas, Tripolli e Valdir Cruz.

Desde 2016, a recente coleção Moda-MAB vem incorporando ao acervo vestidos, acessórios e registros de estilistas contemporâneos brasileiros. Já são mais de 320 peças de estilistas como André Lima, Fause Haten, Gloria Coelho, Jum Nakao, Lino Villaventura, Lorenzo Merlino, Reinaldo Lourenço e Ronaldo Ésper, entre outros. Algumas delas, atualmente em cartaz na exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB”.

A coleção Jacques Douchez é composta por 41 peças, com 20 tapeçarias de lã e sisal, além das tapeçarias, integram a coleção pinturas, desenhos e estudos para tapeçarias.

Uma das mais destacadas artistas de tendência expressionista na arte brasileira, Marina Caram, está presente no acervo do MAB com 44 obras entre pinturas, desenhos a nanquim e/ou guache sobre papel, litogravuras e xilogravuras. 

A Coleção Arte Contemporânea, vem sendo incrementada pela aquisição de obras de jovens artistas bolsistas, alunos da FAAP na Cité des Arts em Paris, de residentes nacionais e estrangeiros da Residência Artística FAAP, no Edifício Lutetia em São Paulo, e alunos premiados na tradicional mostra Anual de Arte.

Confira a programação:

Em 12 de agosto, das 11 às 12h30, o professor do curso de moda da FAAP e historiador da área, João Braga, participa do “Conversas no MAB”, o assunto é a sua produção de wearable art ou camisas customizadas, algumas delas em cartaz na exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB”. Com mediação da curadora da exposição, Laura Rodríguez.

No dia 26 de agosto, das 11 às 12h30, acontece o lançamento do livro “Museologia da Moda: Acervos e coleções no Brasil”, com organização de Manon Salles, a obra conta com a participação de diversos autores, entre eles a professora do curso de Moda da FAAP, Susanne Pinheiro Dias. As duas participarão de uma mesa redonda com o público sobre o campo profissional e acadêmico que se desenvolve em torno dos acervos de roupas e têxteis em geral. A publicação discute a moda enquanto documento museológico e suas questões teóricas e apresenta os processos de documentação, conservação, restauração, exposição e digitalização, realizados em diversos museus e instituições. Abordando as dificuldades em relação ao estudo e a conservação dos têxteis no Brasil, o livro reúne diversos olhares nacionais e internacionais sobre o tema, impulsionando para que os objetos têxteis possam ter mais visibilidade nas instituições museológicas.

A exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB” realizará em 29 de agosto, às 14h, a troca de algumas peças.  Serão disponibilizadas 15 vagas aos interessados em participar que deverão se inscrever. Os participantes terão a oportunidade de conhecer como funciona esse processo, quais os cuidados necessários e qual a importância da conservação de um acervo de moda.

No mesmo dia (29/08), às 14h00, as curadoras Denise Pollini e Laura Rodríguez participam de um bate-papo, sobre a coleção de Moda do MAB e a curadoria da exposição.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Os visitantes do MAB FAAP, no dia 10 de agosto, serão presenteados com um catálogo do Museu.