2 - Cultura

Museu de Arte Brasileira MAB FAAP completa 62 anos com programação especial

Inaugurado em 1961, o Museu de Arte Brasileira MAB FAAP foi concebido como um museu de artes visuais, especializado em arte brasileira produzida por artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil. Atualmente o acervo conta também com uma coleção de arte estrangeira.

Idealizado por Armando Alvares Penteado, descendente de uma das mais tradicionais famílias paulistas do século XIX, de espírito e atuação vanguardistas, com o sonho de construir uma escola de belas artes em São Paulo.

Divulgação

Em seu testamento, deixou expresso o desejo de criar um museu. Nasceu assim, em 1947, a Fundação Armando Alvares Penteado. Anos depois, no dia 10 de agosto de 1961, foi inaugurado o MAB FAAP, com a mostra Barroco no Brasil.

O MAB FAAP já recebeu exposições de notáveis artistas brasileiros como Emiliano Di Cavalcanti, Ismael Nery e Flávio de Carvalho, e mostras internacionais com obras procedentes de famosos museus como o Louvre de Paris, ou o Pergamon de Berlim, da Alemanha.

Curiosidades no Acervo do MAB

Na Coleção Modernista do MAB destaca-se o desenho em pastel e carvão sobre papel, O homem das sete cores, 1915/16, de Anita Malfatti, que participou na exposição da histórica Semana de Arte Moderna de 22, ocorrida no Teatro Municipal de São Paulo.

O acervo do MAB preserva, entre pinturas, desenhos e fotografias, 27 originais do artista Flávio de Carvalho e também 43 criações do artista Arcangelo Ianelli.

A coleção de fotografia é composta por 370 imagens assinadas por importantes fotógrafos que fizeram e fazem parte da história da fotografia brasileira. Entre eles: Bob Wolfenson, Christian Cravo, J.R.Duran, Juan Esteves, Mario Cravo Neto, Mauro Restiffe, Otto Stupakoff, Pierre Verger, Regina Stella, Thomaz Farkas, Tripolli e Valdir Cruz.

Desde 2016, a recente coleção Moda-MAB vem incorporando ao acervo vestidos, acessórios e registros de estilistas contemporâneos brasileiros. Já são mais de 320 peças de estilistas como André Lima, Fause Haten, Gloria Coelho, Jum Nakao, Lino Villaventura, Lorenzo Merlino, Reinaldo Lourenço e Ronaldo Ésper, entre outros. Algumas delas, atualmente em cartaz na exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB”.

A coleção Jacques Douchez é composta por 41 peças, com 20 tapeçarias de lã e sisal, além das tapeçarias, integram a coleção pinturas, desenhos e estudos para tapeçarias.

Uma das mais destacadas artistas de tendência expressionista na arte brasileira, Marina Caram, está presente no acervo do MAB com 44 obras entre pinturas, desenhos a nanquim e/ou guache sobre papel, litogravuras e xilogravuras. 

A Coleção Arte Contemporânea, vem sendo incrementada pela aquisição de obras de jovens artistas bolsistas, alunos da FAAP na Cité des Arts em Paris, de residentes nacionais e estrangeiros da Residência Artística FAAP, no Edifício Lutetia em São Paulo, e alunos premiados na tradicional mostra Anual de Arte.

Confira a programação:

Em 12 de agosto, das 11 às 12h30, o professor do curso de moda da FAAP e historiador da área, João Braga, participa do “Conversas no MAB”, o assunto é a sua produção de wearable art ou camisas customizadas, algumas delas em cartaz na exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB”. Com mediação da curadora da exposição, Laura Rodríguez.

No dia 26 de agosto, das 11 às 12h30, acontece o lançamento do livro “Museologia da Moda: Acervos e coleções no Brasil”, com organização de Manon Salles, a obra conta com a participação de diversos autores, entre eles a professora do curso de Moda da FAAP, Susanne Pinheiro Dias. As duas participarão de uma mesa redonda com o público sobre o campo profissional e acadêmico que se desenvolve em torno dos acervos de roupas e têxteis em geral. A publicação discute a moda enquanto documento museológico e suas questões teóricas e apresenta os processos de documentação, conservação, restauração, exposição e digitalização, realizados em diversos museus e instituições. Abordando as dificuldades em relação ao estudo e a conservação dos têxteis no Brasil, o livro reúne diversos olhares nacionais e internacionais sobre o tema, impulsionando para que os objetos têxteis possam ter mais visibilidade nas instituições museológicas.

A exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB” realizará em 29 de agosto, às 14h, a troca de algumas peças.  Serão disponibilizadas 15 vagas aos interessados em participar que deverão se inscrever. Os participantes terão a oportunidade de conhecer como funciona esse processo, quais os cuidados necessários e qual a importância da conservação de um acervo de moda.

No mesmo dia (29/08), às 14h00, as curadoras Denise Pollini e Laura Rodríguez participam de um bate-papo, sobre a coleção de Moda do MAB e a curadoria da exposição.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Os visitantes do MAB FAAP, no dia 10 de agosto, serão presenteados com um catálogo do Museu.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Hotéis Marriott International no Brasil anunciam promoções imperdíveis para a Black Friday

Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…

1 dia atrás

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

1 dia atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

1 dia atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

2 dias atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

2 dias atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

2 dias atrás