Museu de Arte de Santa Catarina – MASC
O Museu de Arte de Santa Catarina está vinculado à Fundação Catarinense de Cultura. O museu foi criado em 1949, com o nome de Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF). A ideia da criação do Museu foi do escritor Marques Rebelo com a “Exposição de Arte Contemporânea”.
Até hoje, o MASC trouxe ao público um acervo de 1.775 obras. Entretanto, o destaque está nos artistas catarinenses. Mas também muitas atividades, dentre elas: exposições de curta duração do acervo, Salão Nacional Victor Meirelles, mostras temporárias, biblioteca, programas de visitação mediada, publicações e assessoria técnica.
Encontramos obras de: Eduardo Dias, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Hassis, Eli Heil, Rodrigo de Haro, Elke Hering, Rubens Oestroem, Luiz Henrique Schwanke, Juarez Machado, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Djanira, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Guignard, José Pancetti, Carlos Scliar, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Aldo Bonadei, Mário Zanini, Frans Krajcberg, Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Antonio Henrique Amaral, Lívio Abramo, entre outros.
Fundação Catarinense de Cultura
Criada oficialmente em 1979, a Fundação Catarinense de Cultura é reconhecida pela excelência na valorização da memória e na difusão cultural. Um dos seus principais objetivos é a democratização e o acesso à cultura no Estado de Santa Catarina. Além disso, entre suas frentes de atuação, ações nas áreas da preservação do patrimônio histórico material e imaterial estão incluídas em seus objetivos.
Contudo, sob a gerência da FCC, estão também o Teatro Álvaro de Carvalho, o Teatro Ademir Rosa, o Museu de Imagem e Som, a Escolinha de Artes e o Espaço Cultural Lindolf Bell. Além da Casa da Alfândega, da Biblioteca Pública, do Museu Histórico, todos em Florianópolis. Não só na capital do Estado, mas também em outras cidades do Estado, a Fundação gere o Museu Etnográfico Casa dos Açores em Biguaçu, o Museu Casa de Campo Governador Hercílio Luz em Rancho Queimado e o Museu do Mar em São Francisco do Sul.
Onde: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600 – (48) 3664-2629.
Para saber mais sobre cultura, história e turismo de Florianópolis, clique aqui