A exposição “Olhos de África” estreia no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) nesta sexta-feira, propondo uma profunda imersão na pluralidade e riqueza cultural contemporânea africana, trazendo o olhar de seus próprios criadores sobre temas que vão da ancestralidade às questões ambientais, sociais e políticas da atualidade. A abertura da exposição ocorre nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, às 18h, no MACC, e a segue em cartaz até o dia 16 de dezembro de 2024.
Integrando o projeto “Por Dentro do MACC”, a exposição exibe o acervo pessoal de Júlio e Débora D’Zambê, artistas conhecidos por suas viagens culturais sob o nome “Dois Velhinhos pelo Mundo”.
Os curadores da mostra convidam o público a mergulhar na riqueza e profundidade da cultura africana, fortalecendo os valores civilizatórios afro-brasileiros nas relações étnico-raciais. Com abordagem sensível e educativa, são explorados temas essenciais como energia vital, oralidade, ancestralidade, musicalidade, corporeidade, memória, religiosidade e cooperação.
Um evento que reúne esculturas, máscaras, objetos diversos e tecidos vibrantes, que permitem reconhecer suas influências no povo brasileiro.
“Olhos de África” convida o público a refletir sobre a diversidade de identidades e experiências contidas em um só continente, explorando o impacto da diáspora africana em outras regiões do mundo.
Cada obra exposta representa um testemunho de resistência, esperança e capacidade de renovação dos povos africanos. Ao explorar esse universo, o visitante é convidado a desconstruir estereótipos e expandir sua compreensão sobre as complexas e múltiplas identidades africanas.
A exposição reúne uma diversidade de máscaras, esculturas, instrumentos musicais, brinquedos e outros artefatos, incluindo tecidos, colares, sandálias e vestuário.
Cada obra exposta representa um testemunho de resistência, esperança e capacidade de renovação dos povos africanos. Ao explorar esse universo, o visitante é convidado a desconstruir estereótipos e expandir sua compreensão sobre um continente complexo e multifacetado.
Sobre o projeto “Por Dentro do MACC”
Iniciativa abrangente apoiada pela Lei Paulo Gustavo, a exposição integra um projeto de revitalização do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). A iniciativa é focada em promover a cultura, a arte-educação, a acessibilidade, a inclusão e a diversidade no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). O objetivo principal do projeto é abrir as portas do MACC para um universo de experiências artísticas e culturais que integrem e enriqueçam socioculturalmente a população local e regional.
O museu promove inclusão e acessibilidade, oferecendo entrada gratuita e uma diversidade de manifestações artísticas e culturais. Pretende tornar-se um centro de referência cultural ativo, por onde transitam pessoas de todas as idades e origens.
As atividades educativas visam despertar a criatividade e o interesse pela arte em diferentes faixas etárias, desde crianças até adultos. Isso inclui oficinas, cursos, palestras e visitas guiadas, sempre com o foco em integrar o aprendizado artístico ao cotidiano da comunidade.
É primordial para o MACC que todas as atividades e exposições sejam acessíveis a pessoas com diferentes habilidades e necessidades, incluindo PCD’s. Para isso, o MACC adaptou seu espaço físico e conteúdo, tornando a experiência inclusiva para todos. Além disso, o projeto visa unir diferentes públicos e promover o diálogo intercultural e intergeracional.
Há uma rica diversidade cultural na região, que merece ser vista e ouvida, reforçando a importância de trabalhar com artistas locais. O projeto é incentivado pela Lei Paulo Gustavo e realizado pelo Ministério da Cultura. O projeto conta com o apoio da Fundacc — Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), e Arte Impressa Produções. A produção é realizada por OZE Produções, Tudo Vira Cult, e Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Exposição “Olhos de África”
Data de abertura: 1º de novembro de 2024, às 18h.
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço: Praça do Caiçara, Caraguatatuba, SP
Período da Exposição:
Quando: de 2 de novembro a 16 de dezembro de 2024
Horário: de terça a sábado: Das 10h às 20h
O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…
Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…
Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…
Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…
A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…
Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…