Museu do Quai Branly – Jacques Chirac em Paris

Museu do Quai Branly - Jacques Chirac em Paris
Interior do Museu do Quai Branly – Jacques Chirac em Paris. Fotos Nathália Weber

Ao entrarmos no Museu do Quai Branly – Jacques Chirac, em Paris, nos deparamos com outro mundo. Com um acervo de mais de 3.500 peças expostas, devidamente localizadas e com iluminação definida, viajamos ao passado pelas mãos dos artesãos de civilizações antigas. No total são 300 mil peças de arte primitiva.

Museu do Quai Branly - Jacques Chirac em ParisCriado em 2006, coleções de peças oriundas das Américas, da África, da Ásia e da Oceania, nos fascinam pela antiguidade e pela capacidade humana de transformar materiais primários em arte e instrumentos religiosos.

O museu foi projetado por Jean Nouvel, em uma área de 40 mil m² e um jardim espetacular com vegetação vinda da Europa Central, da China, dos Estados Unidos e do Japão. A entrada é feita de parede de vidro com duzentos metros de comprimento por doze de largura.

Diversidade

Aqui, a palavra diversidade é a mais utilizada. O Museu do Quai Branly é dividido em três partes: coleção de instrumentos musicais; coleções têxteis (25 mil peças); e coleções históricas trazidas pelas explorações e pelo colonialismo francês.

O slogan “Onde dialogam as culturas” é perfeito para definir esse espaço que, para ser criado, uniu esforços de colecionadores, antropólogos, arquitetos e museólogos.

Museu do Quai Branly - Jacques Chirac em ParisJacques Chirac foi incorporado ao nome do museu pelo entusiasmo com que o ex-primeiro-ministro e ex-presidente francês demonstrou em sua construção para abrigar as coleções do Museu Nacional de Artes da África e da Oceania e do Museu do Homem.

Alguns lugares representados: Argélia, Colômbia, Brasil, Costa do Marfim, Djibuti, Etiópia, Madagascar, Reunion Saint-Pierre-et-Miquelon, Iêmen, Vanuatu, Papua Nova Guiné, Austrália, Argentina, Brasil, entre outros.

Além da exposição permanente, outras temporárias apresentam temas relacionados. Há também biblioteca multimídia, teatro, salas de aula e sala de conferência.

O Museu do Quai Branly – Jacques Chirac é um dos lugares mais fascinantes e imperdíveis que deve ser visitado quando se está em Paris.

Onde: 37 Quai Branly – Paris.

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.

Museu do Quai Branly - Jacques Chirac em Paris
Uma das salas do Museu do Quai Branly – Jacques Chirac em Paris. Fotos Nathália Weber