O Museu Dunkerque 1940, está situado no exato local onde, em 1940, aconteceu uma das mais extraordinárias manobras de retirada de tropas da Segunda Guerra Mundial, chamada de Operação Dínamo.
Dunkerque é uma cidade litorânea, situada no norte da França, a 10 km da Bélgica e, via ferry boat, ligada à Dover na Inglaterra. Possui o terceiro maior porto da França e seu nome significa igreja nas dunas. Sua história é repleta de tentativas de invasões, principalmente por sua posição estratégica. No entanto, a maioria das tentativas de dominação romana foi frustrada graças às fortificações construídas no século VI, por Allowyn, filho de Pepino de Landen. Mas a região de Dunkerque era valiosa demais e, mesmo com a edificação de muralhas a mando de Balduíno III, no ano de 960, entorno da cidade, ingleses, franceses e espanhóis a subjugaram. Somente em 1662, Dunkerque é vendida à França.
Apesar da compra da cidade, esta ainda sofreria tentativas de conquistas. Na Primeira Guerra Mundial foi bombardeada com muitos danos, principalmente à Igreja de Santo Elói.
O início desse tenebroso conflito teve como estopim o momento em que a Alemanha desrespeitou o Tratado de Munique, dominando a Tchecoslováquia e iniciado a invasão da Polônia em 3 de setembro de 1939. Porém, apesar da França e do Reino Unido declararem guerra à Alemanha, somente em maio de 1940, é que de fato, as tropas opositoras entraram em combate. Esse período, entre setembro de 1939 e maio de 1940, foi denominado como Guerra de Mentira.
O então Ministro da Guerra, Robert Anthony Eden, 1° Conde de Avon, autorizou em 26 de maio, a retirada dos soldados de Dunkerque até Dove. Mas, o cenário não era nada promissor, mesmo porque a poderosa Luftwaffe bombardeava incessantemente a região. Entretanto, por um equívoco estratégico por parte dos nazistas, que ainda não foi corretamente definido pelos historiadores pelas muitas variáveis, os alemães pararam de atacar. Com isso, a Operação Dínamo pode ser colocada em prática.
Qualquer embarcação, militar ou particular, e contratorpedeiros foram em direção a Dunkerque. Quando a evacuação iniciou, os alemães partiram para o ataque, destruindo nove contratorpedeiros e 177 aviões dos aliados. Nos dias seguintes, a infantaria alemã, Divisão Panzer, chegou para dar apoio a ofensiva, mas mesmo assim, até 4 de junho, foram resgatados um total de 239.446 soldados em Dunkerque e outros 98.780 em outras praias, totalizando 338.226 homens, o que foi chamado de O Milagre de Dunkerque, por Winston Churchill.
Outro destaque está na reforma e nova utilização dos bunkers, onde abriga um cinema para exibição de um documentário da arqueologia histórica, que revela imagens de destroços adormecidos no fundo do mar e que foram encontrados por mergulhadores.
Como a Operação Dínamo foi a maior manobra militar que a história já testemunhou, não podia ficar de fora da Sétima Arte. O filme Dunkirk, dirigido por Christopher Nolan, foi lançado no Brasil em 2017 e estrelado por Harry Styles, Cillian Murphy e Tom Hardy.
Onde: Rue des Chantiers de France – Dunkerque.
Divulgação O Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência musical única para seus hóspedes.…
Divulgação O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e…
Divulgação A rede Summit Hotels anuncia a incorporação de um novo empreendimento ao seu portfólio…
Flavio Lettieri fez de sua experiência de quase morte uma oportunidade de superação e equilíbrio…
Pousada Pedras e Sonhos. Foto: Marcio Masulino O outono transforma Monte Verde, em Minas Gerais,…
Divulgação Reconhecida como a capital mundial do entretenimento, Orlando se destaca por oferecer um calendário…