Exemplo de arquitetura e religiosidade
O Museu Sacro da Capela Menino Deus em Florianópolis foi inaugurado em 2002 quando da comemoração dos 237 anos da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. A Capela do Menino Deus é datada de 1762, construída em pedra e cal. Portanto, é um exemplar ímpar na arquitetura e religiosidade da Ilha de Santa Catarina.
Seu valor histórico está demonstrado em seu riquíssimo acervo. Além da valiosa estrutura arquitetônica, as peças expostas foram coletadas e armazenadas ao longo dos séculos XVIII e XIX. São esculturas, quadros, fotografias, porcelanas, vasos, moedas, vestimentas litúrgicas, entre outros. Enfim, o destaque do acervo está na imagem do Senhor Jesus dos Passos que, em 1764, chegou aqui.
Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
Essa Irmandade foi fundada em 1765, sob a invocação do Senhor Jesus dos Passos. A principal motivação na criação da Irmandade foi proteger a imagem do Menino Deus e desenvolver o culto ao Senhor Jesus dos Passos. Essa imagem, segundo a história, estava em um navio que iria para a cidade de Rio Grande. Contudo, por inspiração divina, a embarcação atracou na Ilha de Santa Catarina, em 1764. E está até hoje na capela construída especialmente para abrigá-la.
Dezoito anos depois da chega da imagem, os devotos passaram a assistir os necessitados com alimentos e remédios. No entanto, como a demanda era grande, foi fundada a Instituição “Caridade dos Pobres”. Atualmente, com competência e gestão dedicada, a pequena Instituição transformou-se no Imperial Hospital de Caridade. O Hospital ainda é mantido pela Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Mas não para por aí, a Irmandade também administra a Capela Menino Deus, a Casa de Apoio, o Cemitério e as festividades religiosas da Procissão do Senhor dos Passos. Entre os fundadores da Irmandade estão governador, ouvidor, provedor, padres, capitão-mor, capitães, tenentes e civis.
Onde: Rua Menino Deus, 376 – (48) 3221-7588 – Centro.
Para saber mais sobre cultura, história e turismo de Florianópolis, clique aqui