Lisboa

Museus em Lisboa

Os museus de Lisboa, assim como todos os outros, são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um país, pois resgatam, guardam e divulgam seus patrimônios materiais e imateriais.

A maneira como as nações cuidam de seus acervos, por si só, já diz muito sobre elas.

E neste ponto, na preservação de seus museus, os portugueses mostram mais uma vez a importância que dão à sua história e sua gente. Só na região de Lisboa é possível listar uma centena de museus, dos mais variados temas e relevância, todos organizados, mantidos e bem avaliados.

Destacamos alguns deles:

Museu Nacional dos Cochers. Foto Pedro Beltrão

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

Um dos museus mais visitados de Portugal, fica na freguesia (bairro) de Belém e reuni uma coleção singular de carruagens dos séculos XVI a XIX, provenientes da Casa Real Portuguesa, coleções particulares e bens da igreja. Tamanho acervo permite ao visitante acompanhar a evolução deste meio de transporte de tração animal e utilizado pelas cortes europeias. Surpreende a suntuosidade dos coches e a riqueza de detalhes concebidas em suas construções.

MATT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Foto Dessy Dimcheva
Museu Arqueológico do Carmo. Foto Aleksander Zykov

MATT – MUSEU DE ARTE, ARQUITETURA E TECNOLOGIA

Inaugurado em outubro de 2016, na zona histórica de Belém, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, nasceu com a proposta de unir e celebrar três processos criativos do ser humano. A forma que imaginamos (arte), como habitamos (arquitetura) e o meio que criamos (tecnologia). Mais do que isso, o espaço se propõe a ser um local de análises críticas, debates, troca de idéias e entendimentos, visando repensar o presente na busca de um futuro cada vez mais alinhado com as necessidades do ecossistema planetário.

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Um terremoto e um incêndio em 1755, destruiu parcialmente o Convento do Carmo, inaugurado em 1389. Suas ruínas passaram a ter interesse turístico e continuam sendo visitadas desde então. Em 1864, passou a sediar o Museu Arqueológico do Carmo, recebendo, para seu acervo, objetos do Império Romano, cerâmicas pré-colombianas e peças do Egito.

MUSEU DA ELETRICIDADE

Passado, presente e o futuro da energia são mostradas neste espaço que já foi um antigo museu pertencente a Fundação EDP (Energias de Portugal), e hoje está integrado ao MATT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, também integrante do patrimônio do Grupo EDP. Com exposições permanentes e temporárias e grandes espaços (didático e lúdico) pode-se apreciar os antigos equipamentos da Central Tejo (responsável pela energia de Lisboa por mais de 40 anos) e as mais novas tendências em energia solar e outras.

MUSEU DO DINHEIRO

A criação e evolução do dinheiro no mundo, com consequências em Portugal, são apresentadas neste espaço, na Baixa de Lisboa, na antiga igreja São Julião. Com o intuito de atrair diversos públicos, de escolas a famílias inteiras, o museu desenvolveu atividades lúdicas e interessantes, como a possibilidade de se cunhar e imprimir moedas e notas virtuais com o rosto do visitante, observação em microscópio dos detalhes no processo de produção das notas, além das histórias interessantíssimas da produção do dinheiro no mundo.

MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Este é o museu mais relevante de Portugal quando se trata de arte dos séculos XII a XIX, por reunir em sua coleção pública de arte antiga mais de quarenta mil itens de arte como: pintura, escultura, desenho e artes decorativas europeias, asiáticas e africanas. Muitos decorrentes das relações de Portugal com outros continentes na sequência de seus descobrimentos. Assim como o Museu Nacional dos Coches, é um dos mais visitados da cidade.

Museu do Azulejo. Foto Alta Falisa

MUSEU DO AZULEJO

No antigo edifício do Mosteiro da Madre de Deus, o Museu do Azulejo, se propõe a resgatar, preservar e divulgar este patrimônio imaterial dos portugueses, a criação e produção dos seus famosos azulejos. Pode-se “viajar” pela beleza e originalidade desta arte ao longo do tempo, do século XV aos dias atuais.

MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN

O industrial armênio e colecionador de arte, Calouste Sarkis Gulbenkian, orientou em testamento a doação de seu acervo à sua fundação, assim como a criação do museu no seu edifício-sede. Este museu em Lisboa é dedicado a arte oriental e clássica e a arte europeia. São mais de seis mil peças de arte antiga e moderna, porém o visitante só tem acesso a parte deste acervo, cerca de mil objetos de arte.

MUSEU COLEÇÃO BERARDO

Principal centro de arte moderna e contemporânea de Lisboa, este Museu em Lisboa reúne mais de 900 obras que retratam de maneira didática e singular os movimentos artísticos do século XX até os dias atuais. Salvador Dalí, Picasso, Miró, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Francis Bacon e outros renomados artistas possuem obras expostas aqui.

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA

Na zona do Restelo foi criado, em 1965, um espaço para salvaguardar cerca de meio milhão de espécimes patrimoniais dos povos do mundo todo, não se restringindo a Portugal e antigas colônias. Sua história está intimamente ligada a da antropologia portuguesa.

MUSEU DA PÓLVORA NEGRA

Durante séculos a fábrica de pólvora foi a força motriz da região de Barcarena. Em 1487 a região já começava a receber ferrarias para a fabricação de armas, mas foi em 1618 que começou a funcionar a fábrica de pólvora negra com seu encerramento em 1988. Hoje, no antigo complexo industrial, podese visitar o Jardim da Caldeira dos Engenhos, o Jardim das Oliveiras, a Praça do Sol, o Pátio do Enxugo, o Edifício das Oficinas a Vapor e o Edifício das Galgas.

MUSEU DO ORIENTE

O museu pertence à Fundação Oriente e tem como objetivo manter os vínculos criados com o hemisfério oriental desde a época dos descobrimentos. O espaço contribui para uma harmonização entre Ocidente e Oriente por meio do intercâmbio cultural, conhecimento e arte. Exposições, espetáculos, cursos e conferências, fazem parte da agenda do museu.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA

O MUHNAC pertence a Universidade de Lisboa e é um espaço voltado à educação, ciência e cultura. O Museu inclui diversos espaços, entre eles o Jardim Botânico, Laboratório, Anfiteatro, Observatório Astronômico e Picadeiro do Colégio dos Nobres.

Museu de Marinha

MUSEU DE MARINHA

Na freguesia de Belém, anexo ao Mosteiro dos Jerónimos, é o museu em Lisboa onde os portugueses homenageiam, com um acervo riquíssimo de peças, seus heróis da navegação e seus descobrimentos. Modelos de navios e embarcações reais, armas, instrumentos de navegação, pinturas, livros, textos e fotografias históricas nos remetem à época de ouro da navegação portuguesa.

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.

.

Posts Recentes

Cia. Tempos-juncos estreia curta-metragem Ivo & Lino no Espaço Cultural Grande Otelo em Osasco

O encontro entre um palhaço e um hipnólogo é retratado no curta-metragem “Ivo & Lino”,…

2 dias atrás

Fórum Nacional de Turismo Religioso guia práticas e estratégias para o turismo no Brasil

Desde 2017 acontece o Fórum Nacional de Turismo Religioso. Com a idealização de Sidnésio Moura,…

2 dias atrás

Pré-Temporada de Verão em Balneário Piçarras conta com atividades de aventura, culturais, natureza e gastronomia

Combinando paisagens privilegiadas e infraestrutura em desenvolvimento, Balneário Piçarras se transforma na pré-temporada de Verão.…

2 dias atrás

JW Marriott Hotel São Paulo oferece programação festiva para Natal e Réveillon

Pensando em oferecer as melhores experiências aos seus clientes e tornar cada momento único, o…

2 dias atrás

Mercadão está entre os destaques do Guia Identidade Gastronômica Paulistana

A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião…

2 dias atrás

Ano Novo: Summit Hotels anuncia ceia exclusiva em hotéis selecionados

Para comemorar o Réveillon em grande estilo, algumas unidades da Summit Hotels terão uma ceia…

2 dias atrás