No próximo dia 14 de dezembro, quinta-feira, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) anuncia a programação do Natal Iluminado de 2023. A iniciativa já faz parte do calendário natalino paulistano, e celebra o período com decorações espalhadas pelo centro da capital e diversos eventos gratuitos. O Natal Iluminado 2023 acontece de 14 a 26 de dezembro e tem apoio da Prefeitura de São Paulo.
A abertura oficial acontece no dia 14 às 18 horas na Catedral da Sé. Na ocasião, a banda Sinfônica Heliópolis fará um concerto natalino e serão anunciadas as atrações (ver serviço completo abaixo).
“Estamos entusiasmados em trazer nosso Natal Iluminado, que acontece de forma muito especial, será o maior evento de todos os anos, com diversas atrações e um cuidado especial para as decorações no Centro, uma forma de valorizar e trazer público para a região”, afirma Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo. “Vamos celebrar o espírito natalino e a vida, por meio de um projeto muito bonito e emocionante”, completa.
Entre os pontos altos da programação estão a própria árvore de Natal de 20 metros formada por placas de led; a instalação Bolhas, na Praça do Patriarca; e o Espetáculo de luzes – Moving Lights, estrutura de iluminação móvel. Todas essas estruturas serão vistas de vários pontos da cidade, formando cenas de luzes refletidas nos edifícios históricos também da Praça do Patriarca.
“É uma honra realizarmos essa ação que embeleza nossa cidade num período feliz e tão simbólico. Queremos incentivar a ocupação e a revitalização de praças centrais dos centros urbanos”, afirma Gui Afif, diretor-geral do Natal Iluminado.
Com tecnologia de última geração, pela primeira vez os efeitos visuais da árvore de Natal poderão ser vistos também durante o dia. As instalações foram desenvolvidas pelo diretor de arte e cenógrafo Zé Carratu, membro da primeira geração do graffiti no Brasil (os Tupys) e também responsável pelo visual de exposições como as do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e shows, como os de Zeca Pagodinho, Titãs, Anitta e Bruno & Marrone.
O público também poderá conferir uma grande performance artística que acontecerá duas vezes por dia no Centro Histórico: um espetáculo de balé vertical que se apresenta com acrobacias aéreas na fachada do Edifício Matarazzo, finalizando em uma formação de presépio vivo. Em seguida, os artistas performam a procissão dos três Reis Magos pelas ruas a partir do Viaduto do Chá, no Reisado elétrico, com diversos bonecos iluminados com tecnologia de LED.
“Faremos um Natal com cara caipira, com a vibração do nosso país, colorido, vibrante e solar”, conclui José Mauro Gnaspini, diretor artístico do Natal Iluminado e um dos criadores da Virada Cultural paulistana.