Navio Saint Christopher em Ushuaia
O navio Saint Christopher é uma embarcação da família ATR (Auxiliary Tug Rescue), os quais foram projetados para salvamentos e rebocadores. Projetados por John D. Alden, os Estados Unidos os utilizaram durante a Segunda Guerra Mundial. Seus cascos eram de madeira e possuíam também motores a vapor como alternativa. Seus armamentos consistiam em 2 metralhadoras para abater aviões. Como navios de resgate e salvamento pssuíam bombas de combate a incêndios, braçadeiras de cabo de aço para rebocamento, entre outros aparelhamentos.
Esta família de ATRs formava um total de 40 navios. O Saint Christopher foi lançado ao mar em 1943 e transferido para a Marinha Real Britânica que o uniu à sua frota na Grande Guerra. Lá, foi batizado de HMS Justice. Participou do Dia “D”, no desembarque de tropas aliadas pela Normandia, norte da França.
Após o término do conflito, o então HMS Justice voltou aos Estados Unidos, onde foi desarmado. Em 1947, foi leiloado e arrematado pelo argentino Leopoldo Simoncini, o qual o batizou de Saint Christopher.
Um de seus feitos famosos foi na sua utilização na tentativa do resgate do navio Monte Cervantes, navio alemão de passageiros, naufragado no Canal de Beagle em frente ao Faro Les Eclaireurs, em 1930.
Com a falência da empresa Salvamar, de Simoncini, o Saint Christopher deixou de navegar em 1954. Atualmente faz parte da paisagem de Ushuaia, encalhado na costa, onde tornou-se mas um cartão postal da cidade.
Mais um marco histórico importante, tanto da região como da sua participação no maior conflito de todos os tempos.
Um lindo local para fotografar!
Para saber mais sobre Ushuaia