A prefeitura de Nísia Floresta (RN), através da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, realizará a 3ª Conferência de Cultura de Nísia Floresta nos dias 28 e 29 de outubro, abordando a importância da preservação e enaltecimento da cultura do município com artesãos e grupos culturais de Nísia Floresta.
Os temas trabalhados pela 3° Conferência de Cultura de Nísia Floresta abordarão a importância da Lei Aldir Blanc para o desenvolvimento e continuidade de novos projetos, contemplando o setor cultural do município e mostrando as experiências exitosas. Ainda no evento será feita a nova eleição para o Conselho Municipal de Cultura.
Outra temática a ser abordada será a gastronomia. Serão ofertadas oficinas gastronômicas com novas técnicas de preparo e formas de apresentação dos pratos. Esta atividade terá como público-alvo os microempreendedores locais do ramo e os apaixonados pela gastronomia.
Aliás, a gastronomia tem uma forte relação com a cultura local. Nísia Floresta é reconhecida como “a terra do camarão”. O município já era intitulado assim na década de 1960, quando ganhou visibilidade nacional com a publicação de uma matéria na revista Veja. Um grupo de jornalistas que estava fazendo uma visita às praias locais parou para almoçar em uma barraca de construção rústica, onde foi recepcionado pelo senhor Pedro do Bilhar, que ofereceu um prato recheado de camarões, enchendo os olhos daqueles que ali estavam prestigiando a verdadeira culinária potiguar. Apaixonados pelas belezas e gastronomia de Nísia Floresta, fizeram uma publicação intitulada como “Nísia Floresta, a Terra do Camarão”. Desse dia em diante, a histórica cidade de belezas naturais e cultura fervorosa ficou assim conhecida.
A 3ª Conferência de Cultura de Nísia Floresta contará com a presença do prefeito da cidade, Daniel Marinho, do Secretário Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Alberto Alexandre, e de outras autoridades municipais e estaduais.
Texto por: Agência com edição
Foto por: Divulgação