Nossa Senhora da Esperança em Bragança Paulista

Nossa Senhora da Esperança em Bragança Paulista-_mg_1229-bx
Paróquia de Nossa Senhora da Esperança

Devoção

A devoção a Nossa Senhora da Esperança começou na Espanha no ano de 656, durante o Concílio de Toledo. Nesse país é conhecida como Nossa Senhora do Ó, e significa a esperança da vinda de Cristo em sua gravidez. Essa devoção se espalhou pela Europa e a Virgem Santa se tornou a protetora dos navegantes.

A esquadra de Pedro Álvares Cabral trouxe uma imagem para cá e com ela rezaram a primeira missa no Brasil. A imagem que aqui esteve está guardada na Quinta de Belmonte, em Portugal. O culto a Nossa Senhora da Esperança data de muitos séculos.  Tornou-se mais intenso na época dos descobrimentos pela fé dos navegadores.  Eles, sob a proteção da Virgem Maria, aventuravam-se “por mares nunca d’antes navegados”. Em Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral, venerava-se Nossa Senhora da Esperança. A imagem, pesando 90Kg, é esculpida em pedra, tem o Menino Jesus no colo, olhando para uma pomba pousada no braço direito de Maria.

Conta a história que o rei Dom Manuel, no dia 8 de Março de 1500, um domingo, após a missa celebrada pelo Bispo Dom Diogo Ortiz, vendo as caravelas prontas para zarpar entregou a Pedro Álvares Cabral o estandarte régio e a imagem de Nossa Senhora da Esperança. No dia 22 de abril, após a travessia do Oceano Atlântico, Cabral ancorava com sua frota em Porto Seguro. No dia seguinte, Frei Henrique Soares de Coimbra sob a invocação de Nossa Senhora da Esperança celebrava a Primeira Missa no Brasil. A Paróquia em Bragança vem ao encontro das necessidades do povo e traz consigo os sonhos e anseios de toda uma comunidade.

 

Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui