A imagem de Nossa Senhora do Brasil encontra-se em Nápoles, na Itália, desde o século XIX.
Não se sabe ao certo em que ano foi esculpida a imagem de Nossa Senhora dos Divinos Corações pelos jesuítas presentes no nordeste brasileiro no século XVII.
A escultura em madeira apresenta a Virgem com belos traços indígenas, carregando no colo um Menino Jesus com feições que nos remetem às etnias que formavam a população brasileira da época.
Durante a invasão holandesa, com o objetivo de salvá-la da pilhagem, foi escondida em uma tribo catequizada. Passou, então, a ser venerada pelos nativos. Em 1710 freis capuchinhos a entronizaram na Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Recife. Pouco mais de um século depois, com o objetivo de preservá-la, o Frei Joaquim de Afrágola a enviou para o Convento da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Nápoles. Na alfândega, porém, a imagem se extraviou. E foi encontrada após longo período por funcionários que se encantaram com os traços e os detalhes da obra.
Pela sua origem, passou a ser conhecida como Madonna Del Brasile e foi enviada para a igreja de Santo Efrém. Lá, a escultura passou a ser constantemente relacionada a prodígios. Dentre eles relatos que indicam que, mesmo após um incêndio que destruiu o templo em 1840, a imagem se preservou intacta. Além disso, curas e outros milagres foram também atribuídos a ela.
Em 1924, o Bispo brasileiro Dom Frederico Benício de Souza Costa, curioso com a história da imagem, foi visitá- la. E então algumas tentativas de restituir a escultura ao nosso País não lograram êxito. Nossa Senhora do Brasil possui grande número de devotos espalhados por todo o território nacional. Em São Paulo e no Rio de Janeiro existem igrejas em sua homenagem.
Fonte: Maria de Nazaré/Editora Aloha
Conheça a história de outras invocações de Maria e roteiros de turismo religioso