Novo Airão está a 180 km de Manaus e é um dos destinos mais procurados da Amazônia para o avistamento dos botos-cor-de-rosa. O arquipélago de Anavilhanas, o segundo maior do mundo com mais de 400 ilhas, também fica nas terras da cidade.
Saindo da capital do Amazonas, a viagem dura cerca de 2h30 a 3h, e até o município de Manacapuru a estrada é boa – a partir daí começa a ser estreita e bem esburacada. Novo Airão é a porta de entrada de dois importantes parques nacionais: o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú.
A história de Novo Airão está fortemente ligada ao Velho Airão, uma cidade fantasma da qual parte de seus colonizadores são originários. É conhecida por suas praias fluviais de areias brancas e pela fabricação de barcos. Velho Airão é sem dúvidas um lugar misterioso, que foi abandonada por seus moradores na década de 1950 e, desde então, vive às ruínas. Por lá se encontram obras rupestres de milhares de anos.
Uma das dicas para quem fica na cidade é visitar o Saloon Ajuricaba, um gastrobar, loja de biojoias, clube de tiro e barbearia masculina, tudo no mesmo complexo.
Também é atração do município a Fundação Almerinda Malaquias, que se destaca na produção de artesanato em madeira e fibras naturais e que já recebeu prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus materiais e pela gestão de sua instituição.
As praias em Novo Airão podem ser comparadas com as do Caribe, embora sejam de água doce, mas com a mesma beleza. Para chegar às mais bonitas é necessário navegar pelo rio por quase uma hora.
A Pedra do Sanduíche, uma curiosa formação de pedras empilhadas em meio ao Rio Negro, e as Grutas do Madadá, dois conjuntos de blocos de arenito equilibrados em meio à vegetação que se formaram há mais de 700 milhões de anos, são outras atrações locais.
Dentro do município de Novo Airão se encontra o Parque Nacional de Anavilhanas, área federal de proteção integral que engloba um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com centenas de lagos, rios afluentes e igarapés – todos ricos em espécies de vegetais e animais. Há ainda o Parque Nacional do Jaú, com uma área de 2.367.333 hectares e um perímetro de 1.213 km, sendo a quarta maior reserva florestal do Brasil e o terceiro maior parque do mundo em floresta tropical úmida intacta.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Ana Claudia Jatahy – MTUR