1 - Turismo

Novo Centro de Visitantes é inaugurado na Reserva de Conservação do Deserto de Dubai

Os visitantes da Reserva de Conservação do Deserto do Dubai (DDCR – Dubai Desert Conservation Reserve) podem agora aproveitar as experiências imersivas na flora e fauna indígenas dos Emirados Árabes Unidos, aprender sobre a Reserva, o trabalho realizado para conservar este belo mas frágil ecossistema, e muito mais, no novo Centro de Visitantes inaugurado hoje para celebrar o Dia Mundial dos Animais.

Ali Mubarak Al Soori, vice-presidente executivo de gestão de instalações e projetos e compras e cadeia de fornecimento do Grupo Emirates, disse: “Temos o prazer de melhorar a experiência dos visitantes da DDCR e ajudar a promover a conscientização sobre a conservação do habitat e as conquistas da Reserva. Com a movimentada temporada de inverno chegando, esperamos receber as pessoas no centro de visitantes e aumentar sua curiosidade pela vida selvagem e natureza de Dubai.”

Divulgação

O Centro de Visitantes da DDCR apresenta conteúdo cuidadosamente selecionado pelos especialistas em conservação da Reserva em cinco áreas do centro:

– O salão de recepção é um espaço aberto convidativo que recebe os visitantes no centro, onde uma enorme parede e um teto fotográfico destacam o órix-da-arábia no seu habitat natural. Um quiosque interativo permite que os visitantes explorem o mapa da Reserva e vejam onde foram avistados animais selvagens difíceis de encontrar, como a raposa-afegã.

– O salão cultural apresenta os principais marcos da DDCR desde a sua criação em 1999 como pioneira em áreas protegidas nos Emirados Árabes Unidos até a sua posição atual de modelo de sucesso de conservação de habitats, turismo gerenciado e educação e pesquisa científica. Elementos culturais ligados ao patrimônio do deserto dos EAU – como a falcoaria, a criação de tâmaras e a criação de camelos – também fazem parte da história da DDCR neste salão.

– A sala de audiovisual é um “minicinema” onde os visitantes podem assistir a um longa-metragem maravilhoso que apresenta uma visão geral da Reserva.

– Para eliminar o equívoco de que os desertos são áridos, o salão do habitat apresenta a flora e a fauna diversificadas indígenas da Reserva usando modelos impressos em 3D realistas, exibições holográficas, quiosques interativos e dispositivos que reproduzem os sons das várias espécies de aves encontradas no interior da DDCR. Há também espécies da vida real em exibição para os entusiastas da natureza.

– Fornecendo uma perspectiva totalmente nova sobre a vida noturna de Dubai, uma exibição em uma cúpula que utiliza tecnologia de ponta oferece no salão noturno uma experiência imersiva que mostra a vida selvagem noturna da DDCR.

Os visitantes podem explorar as exposições por conta própria, que incluem réplicas em tamanho real da lebre-do-cabo colocadas em todo o Centro e explicações em áudio pré-gravadas. Pegadas de órix no chão guiam os visitantes em sua jornada de um salão para outro. Depois de visitar os salões, os visitantes podem observar a vida selvagem de verdade ou simplesmente curtir vistas magníficas do deserto aberto a partir de uma plataforma de observação elevada.

Inicialmente, o Centro de Visitantes da DDCR se concentrará em grupos escolares e visitantes de experiências de safári reservadas pelas operadoras de turismo aprovadas pelo DDCR: Arabian Adventures, Sand Sherpa, Travco, 57 Heritage, Nara Desert Escapes e Platinum Heritage. Os visitantes individuais também podem ver as exposições no centro por uma taxa de entrada de AED 35 para adultos e AED 25 para crianças.

Sobre a Reserva de Conservação do Deserto de Dubai (DDCR)

Como resultado do compromisso do Governo do Dubai de preservar o habitat e a biodiversidade do deserto únicos dos EAU, a DDCR é o primeiro parque nacional dos EAU, cobrindo a área de 225 quilómetros quadrados, o que representa cerca de 5% da área total de Dubai.

Desde a criação da Reserva em 2002, o Grupo Emirates tem apoiado esta importante iniciativa, administrando a reserva e suas vastas instalações em nome do Governo de Dubai.

O Grupo Emirates investiu mais de AED 28 milhões na Reserva para financiar e apoiar a conservação da paisagem natural do deserto e da sua fauna e flora indígenas. O habitat protegido do deserto abriga atualmente mais de 560 espécies diferentes de plantas e árvores, aves, mamíferos, répteis e artrópodes – mais que o dobro das 150 espécies indígenas originais que habitavam na área antes dos esforços da DDCR. As estratégias eficazes de gestão da Reserva ajudaram a promover os processos naturais que levam à renaturalização e reabilitação do habitat do deserto.

A DDCR opera sob a supervisão do Conselho de Conservação do Dubai (DCB), presidido por Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum. Desde o início da DDCR, tem sido observado um grande sucesso no aumento das populações de gazela-persa, gazela-árabe e órix-da-arábia, de 230 no início para mais de 1.300 hoje. Outros 171 órixes-da-arábia foram realocados para outras áreas protegidas nos Emirados Árabes Unidos. Também entre as suas realizações está a reintrodução de 2.800 abertadas, ou abetardas-de-macqueen, que circulam livremente no ambiente seguro da Reserva.

Mais de 31 mil árvores nativas florescem na vasta área da reserva, incluindo a árvore Ghaf, nativa do deserto e conhecida por sua capacidade de sobreviver às condições climáticas extremas sem irrigação.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Orlando tem mais de 20 eventos para celebrar as Festas de Fim de Ano

Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…

7 minutos atrás

Parceria entre Giro Brasil e Reisen Clube promove experiências de turismo na TV Cultura

O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…

13 minutos atrás

Salvaterra: Da História Colonial às Praias da Ilha de Marajó

Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…

7 horas atrás

Salinópolis: Entre Praias Paradisíacas e Tradições Pesqueiras

Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…

7 horas atrás

Luzes de Natal de Socorro (SP): Sustentabilidade e Inclusão Iluminando o Natal

O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…

1 dia atrás

Conheça dois destinos diferentes para comemorar Natal e Ano Novo

Para quem busca destinos únicos para celebrar o final de 2024, os Hotéis Vila Rica…

1 dia atrás