Tefé: Coração da Amazônia  

Por do sol Miraua

O município de Tefé está localizado no interior do estado do Amazonas e possui aproximadamente 59 mil habitantes. A cidade fica às margens do lago Tefé, que é formado pelo alargamento do rio homônimo. A região onde o município está situado era habitada pelas tribos indígenas Tupebas e Tapibas. A principal fonte de renda de Tefé é o comércio local e a agricultura, com diversos produtos escoados para a capital do estado, Manaus. As únicas formas de chegar à cidade são de barco ou avião partindo de Manaus. Os voos duram entre 50 minutos e 1h20, enquanto as viagens de barco variam: os barcos regionais demoram 36 horas e as lanchas entre 12 e 13 horas. 

A história de Tefé começou com as expedições jesuítas organizadas pela Espanha. O jesuíta Samuel Fritz fundou inúmeras cidades na região, incluindo Tefé, no final do século XVII. Na época, a área estava sob controle espanhol devido ao Tratado de Tordesilhas, que dividia o território entre Portugal e Espanha. A situação se complicou quando os portugueses começaram a fazer incursões nas terras espanholas, alegando que o território lhes pertencia. A disputa durou até 1750, quando o Tratado de Tordesilhas foi substituído pelo Tratado de Madri, ampliando a área de influência da coroa portuguesa. 

Pontos Turísticos de Tefé 

Para começar o dia com o pé direito, visite a feira municipal de Tefé e tome um café da manhã típico com vista para o lago. A feira possui dois andares: o primeiro conta com iguarias locais como farinha, açaí batido na hora, frutas e vegetais locais; no segundo andar, ficam os restaurantes que servem comidas típicas, como pupunha, x-caboquinho, cará roxo e tapiocas com diversos recheios. 

O Seminário São José é um dos prédios mais antigos da cidade, com construção iniciada em 1913 e finalizada em 1932. Serviu como centro educacional e conta com um belo jardim. Outro ponto turístico é o Encontro das Águas, onde ocorre o encontro do lago Tefé com o rio Solimões. O local é famoso pela presença de botos cor-de-rosa e a visita é feita de barco a partir do porto de Tefé. 

A Comunidade das Missões, fundada em 1897 por padres espiritanos franceses, suíços e alemães, visava a evangelização dos indígenas da região. A comunidade possui um jardim com vista para o rio Solimões e um casarão construído em 1954 por holandeses. O acesso é feito por embarcações fluviais, com um tempo de 30 minutos até o local. A Catedral de Santa Teresa, inaugurada em 1935, foi o primeiro prédio construído na cidade. Situada no centro, mistura a arquitetura francesa e portuguesa, e no dia 15 de outubro de cada ano ocorre a festa de Santa Teresa. 

Hospedagem em Tefé 

Os hotéis da cidade são bem avaliados pelos hóspedes. O hotel Stylos Hall oferece uma bela vista do rio Tefé e acomodações variadas. O hotel EGA, localizado no centro da cidade, foi nomeado em homenagem à vila de Ega, que deu origem a Tefé. O Sumauma Hotel, próximo à feira municipal, possui uma vista incrível para o rio Tefé e é o primeiro hotel da região a ter uma usina própria de energia solar.