Carcavelos e Oeiras têm suas histórias e desenvolvimentos interligados, assim como suas vocações turísticas.
Atualmente, seja por patrimônios preservados, seja por novos locais inaugurados com fins turísticos, todos compõem um complexo cultural arraigado. Destacamos alguns:
AQUÁRIO VASCO DA GAMA
Desde 1898, e construído em homenagem ao IV centenário da partida do navegador até as Índias, o local encanta crianças e adultos com a diversidade de espécies marinhas. Além dos animais, o aquário mantém atividades de educação ambiental e tem como objetivo maior mostrar a coleção de D. Carlos I, profundo conhecedor e pesquisador da área de oceanografia.
VINHOS DE CARCAVELOS
Considerada a menor região vinícola de Portugal, Carcavelos e Oeiras possuem a tradição vinícola que se destaca desde o século XIV, com documentos chancelados pela Casa Real. Segundo a história local, esse vinho foi ofertado ao então Imperador da China pelo rei D. José I, que tinha o vinho de Carcavelos como uma opção a altura de um presente real.
FÁBRICA DE PÓLVORA DE BARCARENA
Inaugurada em 1540, esteve ativa até 1940, ou seja, quatro séculos de existência. O prédio da antiga fábrica atualmente é um centro cultural que abrange o Museu da Pólvora Negra, uma galeria de arte, restaurante e muitos eventos culturais realizados ao longo do ano.
Veja também os posts de Caiscais e Estoril