Oeiras e Carcavelos, municípios na área metropolitana de Lisboa

Oeiras e Carcavelos
Salão Nobre no Aquário Vasco da Gama. Foto GualdiMg

Carcavelos e Oeiras têm suas histórias e desenvolvimentos interligados, assim como suas vocações turísticas.

Atualmente, seja por patrimônios preservados, seja por novos locais inaugurados com fins turísticos, todos compõem um complexo cultural arraigado. Destacamos alguns:

AQUÁRIO VASCO DA GAMA

Desde 1898, e construído em homenagem ao IV centenário da partida do navegador até as Índias, o local encanta crianças e adultos com a diversidade de espécies marinhas. Além dos animais, o aquário mantém atividades de educação ambiental e tem como objetivo maior mostrar a coleção de D. Carlos I, profundo conhecedor e pesquisador da área de oceanografia.

VINHOS DE CARCAVELOS

Considerada a menor região vinícola de Portugal, Carcavelos e Oeiras possuem a tradição vinícola que se destaca desde o século XIV, com documentos chancelados pela Casa Real. Segundo a história local, esse vinho foi ofertado ao então Imperador da China pelo rei D. José I, que tinha o vinho de Carcavelos como uma opção a altura de um presente real.

Museu da Fábrica de Pólvora Negra. Foto Vitor Oliveira

FÁBRICA DE PÓLVORA DE BARCARENA

Inaugurada em 1540, esteve ativa até 1940, ou seja, quatro séculos de existência. O prédio da antiga fábrica atualmente é um centro cultural que abrange o Museu da Pólvora Negra, uma galeria de arte, restaurante e muitos eventos culturais realizados ao longo do ano.

Veja também os posts de Caiscais e Estoril

Para mais informações sobre turismo, história e arte na Europa, visite a nossa página com Dicas Culturais do Velho Mundo.