Orquestra de Metais Lyra Bragança

Bandas Marciais

A Orquestra de Metais Lyra Bragança segue os padrões das bandas marciais e é o resultado de um Projeto Musical que surgiu em 2009 na ABRAA – Associação Bragantina Amigos das Artes, idealizado pelos músicos profissionais Kathia e Marcus Bonna e Luís Custódio (Babalu). Esse Projeto tem como principal patrocinador a Indústria MB, que, além de dar suporte financeiro ao Projeto, também cede suas instalações para que crianças e jovens entre 11 e 18 anos, provenientes da periferia da cidade, aprendam gratuitamente a linguagem musical e tenham aulas de teoria, solfejo, percepção, musicalização, canto coral, expressão corporal, apreciação musical, musica de câmara e prática de instrumento.

Em 2010, a Lyra Bragança participou do Festival de Bandas “Coreto Paulista” em Tatuí e também fez parte da programação do Festival de Inverno em Serra Negra, em 2010, 2011 e 2012. Foi campeã no 22º COFABAN (2011) e no 23º COFABAN (2012) – Concurso de Fanfarras e Bandas de Caieiras, uma das competições mais conceituadas do país, na categoria Banda Marcial Juvenil – Corpo Musical. Participou como banda convidada do II Festival Nacional de Bandas Sinfônicas e Marciais na Faculdade Cantareira, em 2012.

Apresentou-se recentemente na Escola Americana em Campinas onde conheceu o maestro norte-americano John Fanning, especialista em drumband, que, impressionado com a qualidade do projeto, ofereceu aos integrantes mais adiantados da Lyra Bragança uma bolsa de estudos na Universidade do Kentucky nos Estados Unidos.

Expansão

Em 2012, o Projeto expandiu suas atividades criando um polo na Escola Estadual Luís Roberto Pinheiro Alegretti com o apoio da diretora Marisa de Fátima Estevam. Aí surgiu a Fanfarra Alegretti que, dois anos mais tarde, firmou convênio com a Prefeitura e pôde formar uma equipe de conceituados professores para que as aulas de música possam acontecer diariamente na Escola Alegretti.

Em 2014, a Fanfarra Alegretti conquistou o 1º Lugar – Prêmio Corpo Musical (Categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil), o 1º lugar – Corpo Coreográfico, e o 3º lugar – Baliza, na cidade de Francisco Morato. Em 2014, na cidade de Caieiras, sagrou-se novamente campeã no 25º COFABAN – Concurso de Bandas e Fanfarras, na categoria Infanto-Juvenil – 1º lugar – Corpo Musical e 3º lugar – Corpo Coreográfico.

Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui

 

.

Posts Recentes

Ivete Sangalo apresenta show exclusivo no Tivoli Ecoresort Praia do Forte em junho

Divulgação O Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência musical única para seus hóspedes.…

2 dias atrás

Semana dos Povos Indígenas é destaque da programação de abril do Museu Índia Vanuíre

Divulgação O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e…

2 dias atrás

Summit Hotels chega à Via Costeira de Natal com resort à beira-mar

Divulgação A rede Summit Hotels anuncia a incorporação de um novo empreendimento ao seu portfólio…

2 dias atrás

Mentor de líderes lança manual para vencer a ansiedade

Flavio Lettieri fez de sua experiência de quase morte uma oportunidade de superação e equilíbrio…

2 dias atrás

Monte Verde no outono: cinco atrações para aproveitar a estação

Pousada Pedras e Sonhos. Foto: Marcio Masulino O outono transforma Monte Verde, em Minas Gerais,…

7 dias atrás

Primavera em Orlando tem festivais, jogos e muita diversão para todas as idades

Divulgação Reconhecida como a capital mundial do entretenimento, Orlando se destaca por oferecer um calendário…

7 dias atrás