Foi um russo radicado no Brasil que criou a OSBP, Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista.
A vida de Demétrio (Dimitri) Kipman é marcada pela arte e pelo contato com a música. Sua família era responsável pela organização de saraus, ainda quando viviam em Moscou, e tinha, inclusive, uma pequena orquestra familiar.
Kipman chegou ao Brasil em 1926, aos 21 anos de idade, e aqui construiu sua vida, atuando no magistério e na regência. Faleceu em 1977, sendo postumamente homenageado, com seu nome em duas ruas, na cidade de São Paulo e em Bragança Paulista.
Fundada em 1931, a OSBP – Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista – é administrada e mantida pela SSAAM – Sociedade Sinfônica Amigos da Arte Musical, uma entidade de direito civil sem fins lucrativos com membros que trabalham voluntariamente pela cultura. A orquestra conta com sócios mantenedores, como empresas e pessoas físicas, que contribuem para que as atividades possam se concretizar. A sede da OSBP é a Casa de Cultura Maestro Demétrio Kipman, que fica na rua Coronel Assis Gonçalves, no centro da cidade. Na sede acontecem as apresentações da orquestra bem como diversas atividades culturais, envolvendo também outras esferas artísticas.
MAESTROS REGENTES da OSBP
– 1931 até 1962: Demétrio Kipman;
– 1962 até 1967: Ernesto mascaretti;
– 1968 até 1991: Fernando Amos Siriani;
– 1991 até 1995: Nasari Campos
– desde maio de 1996: Eduardo Ostergren
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui