Hospedaria de Imigrantes de Santos
Nada fácil a tarefa de sair de seu país de origem para embarcar em um sonho cujo fim é desconhecido.
Para trás ficaram suas famílias, suas casas, seus costumes, suas histórias.
O Porto de Santos foi, para muitos de nossos antepassados, o primeiro passo para uma aventura, muitas vezes sem possibilidade de retorno. Mas, graças a essa gente que teve a ousadia de mudar, de tentar, é que nosso país foi construído. Aos poucos, esses traços que dividem as nações estão de apagando e o que fica está apenas em fotos e histórias do passado longínquo de nossos avos e bisavós.
Assim como muitos italianos, os espanhóis vieram para as bandas do Brasil entre a década de 1880 e 1950, com aumento expressivo de imigrantes nos anos 1930 por conta da Guerra Civil Espanhola, com o objetivo de melhorar suas condições de vida. Eram oriundos principalmente da Andaluzia e da Galícia, e a maioria tinha como destino as fazendas de café no interior do Estado de São Paulo, mas muitos acabaram se estabelecendo nas cidades, formando uma força motriz que impulsionou o desenvolvimento industrial. Em Santos, a colônia espanhola se unificou e constituiu o Centro Español y Repatriación, já em 1885. Dois fatos relevantes para a comunidade espanhola foram o resgate dos náufragos do navio Príncipe de Astúrias, em Ilhabela (o maior naufrágio da costa brasileira em número de óbitos) e a transformação do Centro em um hospital para atender as vítimas da gripe espanhola. Fundaram também o Jabaquara Atlético Clube.
Com o passar das décadas, ela foi se moldando à realidade do momento e dos novos anseios da comunidade de italianos e oriundi (descendentes) residentes em Santos e região. Diminuíram as imigrações e os que aqui estavam, migraram para outros estados. Hoje sua prestação de serviços está voltada para a parte cultural e o ensino do idioma. Também promovem eventos que proporcionam aos associados e à população em geral um conhecimento mais profundo da Itália, seus costumes, culinária, mercado, turismo e vários outros aspectos. Sua atual presidente, Célia Bertolini, é a primeira mulher a ocupar este cargo nos 117 anos de existência da sociedade.
Onde: Av. Ana Costa, 311.
Originários da Índia, chegaram ao Brasil em 1574, com João Torres, no Rio de Janeiro, sem dizer que eram ciganos, depois de terem sido expulsos de Portugal e enviados para as colônias. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, um considerável número de famílias ciganas imigrou dos países do Leste Europeu. Estabeleceram-se com o comércio de burros, cavalos, e artesanato de cobre; e se apresentando em circos, vivendo em barracas e praticando o nomadismo.
Hoje, são 800 mil ciganos encontrados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. São organizados em grupos: os Calon e os Rom que estão no Brasil formam subgrupos denominados Kalderash – se dizem “puros” e alguns ainda são nômades; Macwaia ou Matchuai, vindos basicamente da Sérvia, vivem sedentários em grandes cidades; Horahane, de origem turca ou árabe, desenvolvem atividades semelhantes aos Matchuaias; Lovaria, um grupo de poucas pessoas que se dedica ao comércio e à criação de cavalos e é basicamente sedentário; e os Rudari, também em número reduzido, dedicados ao artesanato de ouro e madeira, sedentários.
O Dia Nacional do Cigano, comemorado em 24 de maio, é uma homenagem à sua padroeira, Santa Sara Kali. Para o povo cigano, é muito importante o sentimento de pertencer a um grupo, a um clã ou tribo, e cumprir o código da etnia. Os seus dialetos (romani, sinto, caló, entre outros) são ágrafos, ou seja, não possuem escrita e o nomadismo é reconhecido como uma referência da identidade cigana.
Em Santos, a comunidade cigana é grande e luta para sua valorização como um povo trabalhador e digno. As ciganas se apresentam no Morro da Nova Cintra para falar de suas origens e de sua cultura. Lindas e coloridas, dançam e entusiasmam os que assistem. Falam de suas crenças e mostram em seus sorrisos bondade e amor ao receber as pessoas.
Veja também os posts:
E para saber mais sobre Santos, clique aqui
Para a Black Friday deste ano, algumas das unidades irão oferecer descontos imperdíveis para quem…
Orlando está pronta para brilhar na temporada de fim de ano com dois meses de…
O programa Giro Brasil, atração de turismo exibida na TV Cultura, anuncia uma parceria com…
Praia Grande (Foto: Bruna Brandão) O município de Salvaterra fica localizado na ilha de Marajó…
Praiado Farol Velho (Foto: Bruna Brandão) O município de Salinópolis está localizado no norte do…
O Natal é um período mágico, onde o espírito natalino se manifesta em cada gesto…