Assim é chamada a cidade de Paranavaí, localizada no noroeste do estado do Paraná, que ganhou o título de “cidade poesia” pelo seu festival anual, que reúne poetas, músicos e escritores de todo o Brasil desde 1966.
Os amantes das letras encontram nas livrarias da cidade publicações de poetas e contos da cidade e toda a região, podendo navegar em histórias que vão do romance à ficção.
Parques e praças estão por todas as partes de Paranavaí, o que garante ao visitante espaços para lazer e descontração, como o Bosque Municipal, com alamedas entre árvores frondosas, excelente para caminhadas e contemplação.
Na Praça dos Pioneiros, a maior da cidade, que homenageia os primeiros desbravadores da região com um grande monumento, acontece todas as sextas-feiras à noite a Feira da Lua, com venda de artesanato local, praça de alimentação e apresentações musicais.
Como a segunda maior criadora de gado de corte do Paraná, a maior produtora e exportadora de insumos e suco de laranja do sul do país e a maior produtora de fécula de mandioca do Brasil, é uma cidade pujante, com bons restaurantes e um grande shopping.
No passado, a cidade já foi grande produtora de café, tanto que há um monumento a essa época, que é um ponto turístico que vale ser visitado: a “Praça da Xícara”, com uma imensa xícara de onde brota uma fonte luminosa.
Quem visita Paranavaí pode conhecer mais sobre sua história visitando o Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico, com vasto acervo composto por fotos, artigos e diversas peças que remetem aos primeiros exploradores do local. Um espaço de extrema relevância cultural para a região.
A religiosidade está presente no Santuário Nossa Senhora do Carmo, onde todas as quartas-feiras é realizada a Novena do Carmo, recebendo visitante e devotos de diversos lugares.
Quem for apaixonado por motos e aventura deve colocar na agenda para visitar a cidade no mês de setembro, quando acontece o Paranavaí Moto Fest. São três dias de evento, com shows, atividades e muitas trilhas, reunindo motociclistas de todo o sul do país.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: LEONARDO DASILVA, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons