As riquezas do Horto
A 13 km da Vila Capivari está localizado o mais antigo do Brasil o “Parque Estadual de Campos do Jordão – PECJ“, conhecido regionalmente como Horto Florestal. Foi criado em 27 de março de 1941, com área de 8.341 hectares, e ocupando um terço da superfície municipal.
O Parque abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas. São elas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna. São mais de 186 espécies de aves catalogadas.
Animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo. As maiores extensões contíguas de pinheiros de todo o sudeste brasileiro se distribuem em vales profundos e morros com altitudes entre 1.030 e 2.007 metros, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.
O Parque Estadual de Campos do Jordão, em função da política de incentivo e fomento do reflorestamento com espécies vegetais exóticas, na época de sua criação, teve uma grande área reflorestada com coníferas introduzidas. Os 2000 hectares que se encontravam degradados receberam plantio principalmente de coníferas do gênero Pinus (elliotti e taeda) as quais deverão ser suprimidas através de manejo florestal adequado, possibilitando a regeneração da vegetação natural do local.”
Onde: Acesso pela Avenida Pedro Paulo
Clique para saber mais sobre Campos do Jordão e sobre a Serra da Mantiqueira