Parque Estadual de Ibitipoca
Tive uma surpresa extremamente agradável ao chegar ao distrito de Conceição de Ibitipoca, trato deste assunto em outro post, e mais ainda ao conhecer o Parque. Para mim um dos lugares mais belos da Serra da Mantiqueira e, graças a Deus, ainda pouco explorado pelo turismo tradicional. Rezemos para que os gestores do Parque e os governantes de Lima Duarte tenham a lucidez de desenvolver o turismo sustentável na região sem agredir o meio ambiente, que como já disse, de uma beleza ímpar.
Em tupi, Ibitipoca significa montanha estourada que deve ser uma alusão a quantidade de raios que caem no local. Em uma área de 1.488 hectares, este Parque apresenta muitos atrativos naturais. Criado em 1973 e administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerias, o ingresso é pago e possui limites de visitantes por dia. Sua vegetação é composta de gramíneas e as águas de seus rios tem cor alaranjada devido ao volume de matéria orgânica. A 1.800 metros de altitude está o ponto mais alto chamado de Pico da Lombada, e trilhas se espalham dentro de seus limites como a Janela do Céu com um percurso de 18 quilômetros ida e volta.
O interessante que aqui temos uma excelente e bem estruturada área de camping onde podemos passar vários dias e conhecer o parque por inteiro. Cachoeiras como a dos Macacos e da Pedra Quadrada aliviam as longas caminhadas. E em uma paisagem quase extraterrena encontramos muitas grutas e lagos. Um passeio imperdível para quem ama a natureza.
Onde: Conceição de Ibitipoca, s/n° – Lima Duarte.
Aproveite e visite nossa página da Serra da Mantiqueira, aqui você encontrará informações culturais e turísticas de diversas cidades da Serra nos três Estados a qual ela pertence: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.