Parque Estadual do Tainhas comemora 50 anos no RS

Crédito: Lucas Strey

O Parque Estadual do Tainhas, área de preservação de fauna e flora do Rio Grande do Sul, completou 50 anos. Para comemorar a data, o Grupo Iter, holding que administra a unidade desde dezembro de 2022, reuniu autoridades dos municípios de Cambará do Sul, Jaquirana e São Francisco de Paula e convidados em evento especial na sexta-feira, dia 14 de março.

Na ocasião, Sandra Ferraz, gerente geral do Parque do Caracol e Tainhas, enfatizou a potência do espaço, que tem importância vital para o turismo ecológico, a pesquisa científica e a conservação do meio ambiente. 

“O Parque Estadual do Tainhas tem um papel fundamental na conservação da biodiversidade, proteção de espécies nativas e manutenção dos ecossistemas, além do desenvolvimento do turismo sustentável na região. E junto com o apoio dos órgãos, entidades e comunidade seguiremos cuidando deste lugar único e essencial para a natureza e para as futuras gerações”, comentou Sandra.

Ketulyn Fuster Marques, diretora do Parque Estadual do Tainhas, também agradeceu as parcerias e desejou “que o Tainhas venha a somar, não só na conservação da biodiversidade, mas também que seja socialmente importante e que economicamente ele contribua para o desenvolvimento da região”.

Já Cátia Gonçalves, diretora de Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), afirmou que “o Parque Estadual do Tainhas é um espaço diferenciado e merecido dessa atenção que está sendo dada, tanto é que o governo do estado, dentro de suas políticas, entendeu a importância de trazer o olhar do Grupo Iter e de tudo que está sendo construído no atrativo”. 

A comemoração contou com caminhada pelo parque e almoço ao estilo fogo de chão assinado pela grife de churrasco De Los Galtchos, de Canela.

Gestão do Grupo Iter

Desde que assumiu a gestão do atrativo, o Grupo Iter instalou uma nova rede de internet, possibilitando que pesquisadores vinculados à SEMA tenham uma melhor comunicação e desenvolvimento das pesquisas de fauna e flora do lugar. 

Além disso, a empresa fez um investimento na revitalização de um trecho da travessia do Rio Tainhas na estrada do Passo da Ilha, onde havia uma erosão que prejudicava a logística dos passeios que são realizados na região dos Campos de Cima da Serra e instalou balizas sinalizadoras no rio para melhorar a segurança de quem passa pela região. 

No momento, a holding, que administra também o Parque do Caracol, em Canela, trabalha no desenvolvimento de novos projetos para o Parque Estadual do Tainhas, que estão em fase de estudo e planejamento.