Parque Zoobotânico e Orquidário Municipal – Santos

Santos-Turismo-Parque-Zoobotanico-e-Orquidario-Municipal-bx
Lago Centroal do Orquidário que abriga tartarugas e carpas

Uma floresta urbana exuberante

A história da implantação do Orquidário de Santos é curiosa e inusitada e se dá quando o Sr. Júlio Conceição falece no ano de 1938. Considerado o primeiro orquidófilo do Brasil, residia em uma chácara de 22.000 m² conhecida como Parque Indígena, cuja entrada principal ficava na Av. Conselheiro Nébias. Colecionador de inúmeros exemplares de árvores e plantas exóticas, manteve 90 mil orquídeas em sua propriedade, espécies admiradas por todos os moradores. Em decorrência do seu falecimento, a chácara foi loteada e seu acervo de plantas foi entregue à Prefeitura como era o desejo do proprietário.

santos-meio-ambiente-turismo-orquidario-_mg_0352-bxPara abrigar essa coleção, o prefeito de Santos à época, Sr. Antônio Gomide Ribeiro dos Santos, convocou o Sr. Inácio Manso Filho, técnico responsável pelas orquídeas no Parque Indígena e solicitou um estudo para a construção de um novo parque que ocuparia uma área de 24.240 m², no Bairro do José Menino, doada em 1915 pelo Governo do Estado de São Paulo e que estava desocupada.

Então, em 1945, o Orquidário foi entregue à população santista com belos jardins, vegetação com espécies brasileiras e exóticas, exemplares de árvores da Mata Atlântica, árvores frutíferas e medicinais, pérgulas e viveiros, além de um pavilhão de exposição das orquídeas e um lago de 1.180 m².

No decorrer dos anos, a estrutura do parque foi melhorada e adaptada para receber animais. Hoje, o parque abriga aproximadamente 450 animais de várias espécies, um importante centro de zoologia com hospital veterinário com todos os recursos necessários para atendimento dos animais, um auditório para cursos e palestras, um jardim sensorial onde se podem sentir os aromas e as texturas das mais variadas plantas, e um terrário.

A impressão que temos ao visitar o Orquidário é a de entrarmos em uma enorme floresta onde o frescor, a umidade e os sons dos animais impressionam. É preciso caminhar com cuidado porque constantemente cruzamos com animais que passeiam livremente pelo parque e vamos sentindo uma calma, um aconchego, uma magia, um encanto que não deixa ninguém se sentindo sozinho diante de uma natureza tão exuberante.

Aberto de terça a domingo das 9h às 18h.

Onde: Praça Washington, s/n.

Para saber mais sobre turismo educativo

Para saber mais sobre turismo no litoral paulista

Trilha do Mel no Orquidário
Trilha do Mel no Orquidário